sábado, 15 de fevereiro de 2014

Definições de Marketing e suas funções

OBS: material para alunos das turmas de:

- Secretariado Executivo
- Comércio Exterior
- Publicidade e Propaganda
- Marketing


Definição de Marketing



  “Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros” (Kotler, 1998).


Introdução


Por meio do conhecimento do conceito de Marketing surge uma visão estratégica para a administração com foco no cliente olhando todo o processo produtivo da empresa de fora para dentro, visando primeiro quem é o cliente, do que ele precisa e o que ele espera. Só então volta-se o olhar para dentro da empresa criando meios de satisfazer as necessidades e os desejos do cliente concentrando seus esforços no Marketing, tornando o produto tão valorizado pelo cliente que a preocupação com a sua venda se torne algo supérfluo, conforme veremos nas palavras de Philip Kotler, principal autor que estudaremos nesta disciplina. Veremos novos processos administrativos voltados à área da comunicação esperando contribuir com melhorias no aspecto da comunicação interpessoal, pois também veremos formas de transmitir informações com ênfase no interlocutor.Mãos à obra!

 Conceitos de Marketing


·  Processo pelo qual uma organização se relaciona com um mercado de forma criativa, produtiva e lucrativa;
·   A arte de criar e satisfazer clientes com lucro;
·    Conseguir os bens e serviços certos para as pessoas certas, nos lugares certos, no tempo certo, ao preço certo, com promoções e comunicações certas.    
 "Podemos estabelecer uma distinção entre definições sociais e gerenciais de Marketing. De acordo com uma definição social, Marketing é o processo societal por meio do qual indivíduos e grupos obtém aquilo que necessitam e que desejam com a criação, oferta, e a livre negociação de produtos e serviços.  

Nas definições gerenciais, o marketing geralmente é descrito como ‘a arte de vender produtos’. Mas, para Peter Drucker, um dos maiores teóricos da administração, ‘o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para  comprar" (Kotler, 2005, p. 06).

 
A American Marketing Association oferece a seguinte definição gerencial:


[A administração de] "marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, produtos e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Lidar com o processo de trocas – parte dessa definição – requer uma quantidade considerável de trabalho e técnicas. Vemos a administração de marketing como a arte de escolher mercados-alvo e de captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de valor superior para eles". 

Conforme Kotler (1993), o Marketing tem como função identificar necessidades e desejos não satisfeitos, definir e medir sua magnitude, determinar a que mercado-alvo (ou público-alvo) a organização pode atender melhor, lançar produtos, serviços e programas apropriados para atender a esses mercados. O verdadeiro Marketing não é a arte de vender  o que se produz, mas sim o definir o que deve ser produzido, identificando e entendendo as necessidades do cliente, buscando soluções capazes de satisfazê-los e desta forma gerar lucro aos acionistas.

O autor destaca que, acima de tudo, a função Marketing é ao mesmo tempo um processo social e administrativo em que indivíduos e grupos sociais obtém produtos e serviços que necessitam, chamados de demandantes (demanda), ao mesmo tempo em que ocorre a produção e a troca desses produtos e serviços por indivíduos e grupos, chamados ofertantes (oferta).

Com base nessas definições de Kotler, o autor desenvolve alguns pontos importantes relacionados à função de Marketing, sendo elas:

Necessidades: estados de privação de alguma satisfação básica, em que as pessoas exigem alimento, roupa, abrigo, segurança, sentimento de posse e autoestima, sendo que essas necessidades não são ccriadas pela sociedade ou pelas empresas, são inerentes à condição humana;

Desejos: são carências por satisfações específicas para atender às necessidades. As necessidades são poucas, os desejos são muitos. Eles são moldados e remoldados continuamente por forças culturais e sociais.

Demanda: são desejos por produtos específicos, somados pela habilidade e disposição de comprá-los, tornando-se demanda quando apoiados pelo poder de compra, em qe o indivíduo deseja determinado produto e tem condições de adquiri-lo.

Produto: as necessidades e os desejos são satisfeitos com produtos e serviços, sendo que um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, não se limitando a objetos ou bens físicos.

Serviços: são fornecidos por veículos ou pessoas. Podem ser, por exemplo, serviços prestados na área de turismo, entretenimento, artístico, organização social (clube ou igreja) ou mesmo um estilo ou filosofia de vida (ideia, conceito).

Utilidade: é a estimativa do consumidor quanto à capacidade do produto em satisfazer suas necessidades.

Valor: é quanto o produto oferece com relação a seu preço, estabelecendo-se uma relação binominal utilidade-preço. Quanto maior a utilidade, maior o valor para o cliente.

Satisfação: percepção que o cliente tem do desempenho do desempenho do produto/serviço em relação às suas expectativas. Ele estará satisfeito, se as expectativas forem atendidas, ou insatisfeito, se não forem atendidas.

Troca: o marketing ocorre quando as pessoas decidem satisfazer suas necessidades e seus desejos por meio da troca, que é o meio de obter de alguém um objeto desejado, oferecendo algo em contrapartida. São condições para que a troca ocorra:
·         haver pelo menos duas pessoas envolvidas no processo
·         cada pessoa ser capaz de se comunicar e trocar
·         cada pessoa ter a liberdade de aceitar ou rejeitar a oferta e
·         cada pessoa acreditar que é apropriado ou desejável negociar com outra.  

 Transação: consiste na troca de valor entre duas partes; uma dá X para outra e obtém Y em troca. Podendo ser monetária ou permuta.

Relacionamento: trata-se de um desenvolvimento e aprofundamento da transação. É a construção de relações satisfatórias a longo prazo entre as partes que transacionam, de modo a obter preferências.

Mercado: consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo.


Especialistas do marketing veem os vendedores como constituindo a indústria e os consumidores, o mercado.

O conceito de mercado nos conduz ao círculo amplo do conceito de Marketing, que significa trabalhar com mercados para realizar trocas potenciais a fim de satisfazer necessidades e desejos humanos.

A Administração de Marketing existe quando pelo menos uma pessoa, em relação a uma troca potencial, pensa nos objetivos e meios de realizar as respostas desejadas pelas outras pessoas, definindo-se como um processo de planejamento e execução da concepção, do preço, da promoção e da distribuição das ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais.

Tem como tarefa influenciar o nível o tempo e a composição da demanda, de modo a ajudar a organização a alcançar os seus objetivos. A Administração de Marketing é essencialmente a administração da demanda por meio de pesquisa, planejamento, implementação e controle. Definimos administração de marketing como o esforço consciente para tingir os resultados de mudança desejados em relação ao público-alvo.



BONS ESTUDOS!!!


FONTE: KOTLER, Administração de Marketing, 1993/1998.


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