sábado, 16 de agosto de 2014

5º PP - Merchandising - definição e modalidades

Disciplina: Trade Marketing - Promoção de vendas e merchandising
Turmas: 5º Semestre - Publicidade e Propaganda
Tema: Merchandising - definição e modalidades
Data: Agosto/2014



Introdução

Merchandising é uma palavra em inglês, sendo um conceito da área do marketing que indica uma técnica de planejamento e promoção de um produto, no ponto de venda (PDV) e a tempo adequados.

Em inglês, a palavra merchandise significa mercadoria (substantivo) ou também pode ser um verbo que indica o ato de fazer negócio, ou seja, comprar e vender alguma coisa.

Como em várias áreas da publicidade, a criatividade é um elemento essencial no merchandising.

O merchandising tem como objetivo a promoção de algum produto, expondo-o para os potenciais consumidores. As empresas podem oferecer brindes como canetas, camisetas com o seu logo, para sensibilizar o consumidor, atrair a atenção e criar uma representação mental positiva que se traduz na compra do produto ou serviço.

As técnicas de marketing usadas pretendem fazer a melhor exposição possível do produto certo, no tempo certo, com o preço adequado.

Tipos de merchandising

Alguns autores indicam que o merchandising pode ser dividido em dois grandes grupos: merchandising dentro e fora do ponto de venda.
Além disso, algumas pessoas também referem o merchandising eletrônico, que utiliza recursos eletrônicos e da nova tecnologia para divulgar um determinado produto.

Merchandising visual

O merchandising visual consiste na técnica de usar fenômenos visuais para chamar a atenção para uma determinada mercadoria.
Empresas responsáveis pela publicidade e marketing de um determinado produto fazem um grande esforço para melhorar o merchandising no ponto de venda. Isso porque muitas pessoas só decidem o que vão comprar no local de venda, como um supermercado, por exemplo. Nestes casos, merchandising pode ser a decoração (uso de cartazes), ou até mesmo a oferta de amostras do produto em questão.

Merchandising editorial

O merchandising editorial é a exibição de produtos em filmes, seriados ou outros programas de televisão, estratégia que também pode ser conhecida como product placement. Costuma ser feito de forma sutil, quase de uma maneira subliminar, para que o espectador fique familiarizado com o produto de uma maneira menos brusca.




Fonte: 
Adaptado de <http://www.significados.com.br/merchandising>




***********************

2014/2 - Estamos de volta!

Olá, Alunos!

Com imensa alegria digo a vocês que estamos de volta! O início do semestre se deu na semana passada e novos projetos já começam a se configurar. 

Como antes, pretendo publicar aqui o conteúdo das aulas ministradas em classe. Não tudo, mas a maior parte, para que possam acompanhar de forma simples e prática. O objetivo é deixar disponível para consulta - a qualquer momento - seja para impressão (sugiro copiar antes no word, organizar a diagramação e só depois imprimir) ou mesmo para salvar no seu pc, como quiser, desde que seja consultado o material e utilizado para seus estudos, estejam à vontade. 

O que falta, na minha opinião, é a participação dos alunos contribuindo com o envio de outros materiais que poderiam enriquecer este conteúdo, como fotos, textos próprios ou artigos relacionados aos temas das aulas. Quem sabe também pudessem postar comentários, sugestões, não necessariamente conteúdo das aulas, mas o que viesse para contribuir com este espaço que é nosso!!!

Fico orgulhosa ao saber que alguns alunos trocaram de emprego, estão em cargos melhores, ou com aumento de salário, tenho casos de alunos que abriram o próprio negócio no semestre pasado! Seria maravilhoso compartilharem notícias assim por aqui...

Vamos deixar a timidez de lado e participar mais da construção do nosso Blog???

Comentários podem ser publicados diretamente aqui, na parte inferior de cada postagem. Procure o link (desenho de uma canetinha/lápis) e preencher os espaços com seu texto e nome - ou comentário anônimo, se preferir. 
Outros materiais podem ser encaminhados ao novo e-mail: 

talitafgodoy@outlook.com 

Vou utilizar, na medida do possível, e citar seus créditos como se deve. Em caso de artigos da internet, lembre-se de enviar junto a fonte, ou seja, o endereço eletrônico onde o texto ou imagem foram encontrados.  

Aguardo participações especiais!!!

Sejam todos muito bem-vindos, e mãos à obra!


Bons Estudos...!


: )

Profª Talita Godoy




***