quarta-feira, 27 de maio de 2015

Endomarketing - Semana Acadêmica de Comunicação


Semana da Comunicação apresenta palestra 
sobre Endomarketing


Endomarketing: quem sabe, quem faz? Ou ainda, poderíamos perguntar: quem sabe que faz???

A palestra proferida pelo consultor de RH da Universidade Anhembi Morumbi, Luiz Sábio, aos alunos de Marketing, Publicidade e Propaganda, período noturno, aconteceu na terça-feira, 26/5/2015, no auditório da UNIESP – unidade Centro Velho, ocasião em que se procurou responder estas e outras questões sobre Endomarketing, comunicação nas empresas.

Primeiramente, pudemos compreender o termo e sua origem: Endo, vem do latim, significa “para dentro, movimento interno”, portanto, atrelado ao Marketing sugere a expressão “Marketing interno”. Mas não é só um termo técnico, Luiz Sábio mostrou os efeitos possíveis quando uma empresa procura engajar seus colaboradores ao notarem que trabalham numa empresa que presta um bom produto ou serviço ao público externo e ao público interno, valorizando seu nome, como marca, e sua equipe.



                                                       Palestrante Luiz Sábio


Como consultor de RH, algumas verdades foram ditas, causando certo impacto no público, por exemplo, o fato de que atualmente muitos têm a oportunidade de concluir uma faculdade, mas será que é isso mesmo o que garante uma vaga? Ele deixou claro que cada um é cobrado pelo que se espera em um cargo ocupado, se a pessoa não tiver conteúdo, logo o mercado a excluirá. Não adianta achar que o outro tem sorte quando o que há é muito preparo. Com isso ele deu os parabéns aos presentes por estarem aproveitando seu tempo naquele momento, pensando no seu preparo pessoal e profissional, o que foi de grande incentivo para o público. 

Um dos pontos altos foi a interação dos alunos com o palestrante, sempre atentos e respondendo às perguntas intrigantes que eram feitas, como: de que forma a empresa onde você trabalha desenvolve ações de Endomarketing? A princípio poucos souberam responder, mas durante a conversa, foi possível notar que na verdade muitas empresas aplicam o Endomarketing, com ações do RH, mas não têm compreensão da técnica e nem contam com o setor de Marketing para desenvolver em conjunto uma ação mais dirigida e eficaz. Um simples comunicado pode ter efeito diferente quando elaborado de forma estratégica, indo além de informar, mas com o foco de engajar o colaborador em determinados casos.

As histórias pessoais e de trabalho que o palestrante contou, e a forma como ele o fez, prenderam a atenção de todos, por sua simpatia e desenvoltura, além do conteúdo que certamente fez com que os alunos saíssem dali com uma visão bem mais apurada do assunto e com uma forte injeção de ânimo. Luiz Sábio contou sua trajetória de vida, nada fácil, mas vitoriosa, por persistir nos seus sonhos e sempre se preparar para cumprir metas e alcançar os objetivos. Deixou a todos uma grande lição de vida e estímulo para seguirmos em frente!




Público interagindo com o palestrante Luiz Sábio 



No encerramento, Luiz Sábio deixou duas frases para reflexão:

“Se você acha a educação cara, experimente a ignorância” - Derek Curtis Box, Reitor de Harvard, 1971 – 1991  

“Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade” – Sêneca


Além dos alunos, estiveram presentes os professores Amanda Pellini, Alexandra Soares, José Ruiz, com destaque à presença do aluno Domingos filho, do curso de Publicidade e Propaganda matutino - sempre em busca de informação e conhecimento. 

Aproveito para agradecer ao apoio técnico dos colaboradores Isaías e Nice, que também é aluna do curso de Marketing e aproveitou para assistir a palestra, além da presença do consultor Luiz Sábio, que arrasou na sua apresentação. Que venham outras palestras e aulas!

Fica o convite aos alunos para que, seguindo os conselhos do palestrante Luiz Sábio, aproveitem mais o seu tempo quando oportunidades como esta surgirem.



CONTATO LUIZ SÁBIO: sabioluiz@yahoo.com.br



Talita Godoy 
27/-5/2-15

***