sábado, 15 de fevereiro de 2014

Características da Multiprofissional de hoje no Secretariado Executivo



Turma: 4º Secretariado (Matutino e Noturno)
Disciplina: Gestão Secretarial
Tema da aula: A secretária como assistente executiva: características da multiprofissional de hoje
Data: 10 e 17/02/2014 (Noturno) / 11 e 18/2/2014
Profª Talita Godoy


A atividade do secretariado

Atualmente é comum vermos a mulher inserida no mercado de trabalho. Mesmo casada (ou descasada), com filhos ou estudando um período, ela divide as suas tarefas pessoais com a profissional. Talvez, para poucas, tenha sido por uma questão de escolha, mas certamente hoje a maioria precisa do trabalho para se desenvolver, contribuir com as despesas domésticas e quando não para o sustento de si mesma ou de uma família. Mas nem sempre o mercado de trabalho foi acolhedor, e nem agora o é – basta comparar o salário entre homens e mulheres e o número de cargos de chefia ocupados por eles e elas, uma realidade que tende a mudar.

No período de guerra, eles, os homens de valor, tiveram que se alistar e literalmente ir à luta. Mas quem ficaria no lugar deles dando continuidade aos processos produtivos, quem estaria nas fábricas e quem providenciaria o pão e leite das crianças em casa? Então as mulheres tiveram que assumir algumas atividades com jornadas de trabalho absolutamente impraticáveis nos dias de hoje, com um salário indigno a qualquer tempo, algo beirando o serviço escravo, contudo se submetendo a isso como única opção de sobrevivência.

Dessa forma ela foi se inserindo, aos poucos, nas atividades que “sobravam” para ela. Com o término da guerra muitos homens voltaram ao posto, reduzindo as oportunidades, porém, outras foram se abrindo com o crescimento das indústrias e com a revitalização dos países no período pós-guerra.

Os anos 1950 foram definitivos para a organização de empresas onde os chefes precisavam de uma moça para fazer o café e anotar recados. Surge a primeira missão das secretárias, já com um certo glamour para aquelas jovens que eram consideradas avançadas para o seu tempo. Com os avanços da tecnologia, logo faziam curso de datilografia, para dominar as máquinas de escrever, além de ter uma caligrafia rápida e impecável. Vestiam-se de forma discreta, elegante, assim como o seu refinamento para ser muito gentil e educada com todos, especialmente com o seu chefe.

Com a criação de outros departamentos na empresa, que também foi uma revolução organizacional, iam surgindo novos executivos e a necessidade de mais secretárias para atendê-los. Conforme a tecnologia ia se desenvolvendo, o trabalho da secretária passou por inovações que acompanharam as simplicidades que os novos equipamentos iam proporcionando, embora o seu papel principal tenha se mantido por muitos anos e décadas limitado ao cafezinho e anotações, além de favores pessoais que os chefes costumavam pedir.

Algumas empresas ainda resistem ao modelo antigo de administração, em que o chefe maior detém informação e poder, delegando muito pouco aos demais. Contudo ainda persistem em considerar a secretária como aquela profissional que apenas segue suas orientações e faz apenas o que lhe é pedido.

O que mudou

O perfil da secretária atual se relaciona muito mais com o de uma assistente capaz de executar, pesquisar, informar, contribuir na tomada de decisões da empresa sempre de forma específica.

Outro papel adotado nesta nova era das secretárias é ser mediadora, agir como uma espécie de filtro ao que chega às mãos, ou mesa, do chefe. Ela tem uma certa autonomia para resolver situações cotidianas, de modo a simplificar o trabalho dos seus superiores. Quando ela conquista a confiança do seu líder, aos poucos ele passa a delegar atribuições a ela que dependem de sigilo, responsabilidade, discrição, e quanto mais ela conhecer a empresa e o perfil do seu chefe, maior será o espaço conquistado por ela, mediante a confiança do chefe.

Para tanto, é necessário ter domínio técnico do que se tem a fazer no cotidiano e ir além. O comportamento dela é fundamental para a conquista do seu espaço. Ser gentil, prestativa, discreta, educada, proativa e mostrar interesses são apenas algumas das qualidades apreciadas pelos executivos. Seguem outras características:

COMUNICABILIDADE: capacidade de ouvir, entender e se expressar de forma eficaz. Não ter medo de perguntar, caso não tenha compreendido bem uma orientação pode salvar o seu dia. Na dúvida, pergunte. Falar e escrever corretamente é básico para qualquer secretária, especialmente uma de nível executivo. Uma secretária que não produz um bom relatório, envia e-mails com erros ortográficos ou fala ao telefone com erros de concordância, por exemplo, precisa urgentemente se qualificar para o cargo que ocupa – ou pretende ocupar.

ORGANIZAÇÃO: ser organizada otimiza o tempo e evita erros. Muitos retrabalhos se dão por falta de organização ou de atenção. Um apoia o outro, e ser organizada é uma qualidade que logo se nota. O desperdício de tempo também pode ter sua origem nesta questão. Além de organizada a secretária precisa demonstrar interesse pelo que faz, sendo prestativa e manter aspecto de ordem. Um exemplo é não confiar apenas na memória, anote tudo em papel além de manter seus arquivos no computador. Ser organizada também lhe garante reservas diante de qualquer imprevisto. A organização não é apenas aparente, mas deve encontrar os melhores métodos, para cada situação em se manter o controle de tudo.

ÉTICA: o comportamento de uma secretária está muito ligado ao seu comportamento como mulher, como ser humano exigido em dobro na sociedade em que vivemos. Alguns exemplos simples estão em torno do assédio sexual, em que a mulher brasileira, com todo o seu charme e sensualidade que lhe é tão natural, pode acabar desencadeando nos homens com que ela trabalha.  Todo cuidado é pouco ao lidar com o público masculino, em especial saber cortar logo no início certos olhares ou brincadeiras que, a princípio podem ser inocentes, mas logo se transformam em problema para a profissional. Outro cuidado é em saber lidar com a família do chefe. Certas relações se tornam tão caseiras que podem se confundir. Se o chefe passa informações ou pede favores pessoais à sua secretária, ela não deve usar isso de forma indiscreta, por exemplo, ligando para a casa dele, especialmente em horários que não sejam de trabalho. Abrir com a esposa dele assuntos pertinentes ao trabalho também não é boa ideia, pois até para ela eles podem ser restritos. Ser discreta também é um comportamento ético, em todos os sentidos, tanto na vestimenta, como nas informações com as quais você lida.

PROATIVIDADE: além de ser ágil e prestativa, a proatividade se mostra em trazer informações úteis, não deixar escapar detalhes que para o chefe podem ser importantes, saber filtrar sem preconceitos, e não passar adiante das suas atribuições. Um exemplo é fazer três cotações que lhe foram pedidas, outra é apontar qual a melhor opção. A escolha é do seu superior, não sua! Outro exemplo é deixar adiantado um email de resposta e passar ao seu chefe para ele autorizar o envio, outra é responder por ele quando esta decisão não é sua. Esses limites são ampliados aos poucos, e vem do seu chefe autorização e liberdade para executar tarefas que vão um pouco além da sua rotina. Sugira, apresente, converse, mas tudo aos poucos, dentro do seu limite de convivência até que a confiança dele pelo seu trabalho apresentado lhe renda frutos.

ATUALIZAÇÃO: é sempre útil estar atenta às novidades tecnológicas, fazer cursos, ler livros e artigos, participar de congressos e palestras, na medida do possível, tanto na área de negócio da empresa em que você trabalha, como na sua área de atuação profissional. Não deixe de se manter atualizada sobre a profissão da secretária executiva. Faça cursos de informática, não deixe a gramática de lado, tenha sempre um dicionário e outros guias às mãos para consultar quando achar necessário. Se for possível, assine um jornal de classe ou qualquer outro periódico específico do secretariado. A troca de experiência e a aquisição de novos conhecimentos só enriquecerá seu lado profissional.

Como dito anteriormente, a parte técnica é de extrema importância no desenvolvimento da sua carreira, mas lembre-se de que ela deve ser apoiada pelas características de sua personalidade, seu comportamento e sua conduta.

ATIVIDADE PROPOSTA:

O que você faria se...




FONTE:
STEFI MAERKER, 2007. Secretária – Uma parceira de sucesso.

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