O texto abaixo é do aluno de Publicidade e Propaganda, Leandro Araújo. O tema Semiótica foi escolhido por ele para apresentação de artigo na disciplina Tópicos Avançados em PP. Agradeço o envio para publicação no nosso blog, cuja finalidade é enriquecer o material disponível para consulta, como resultado de uma primeira experiência de pesquisa e produção de texto. Fico feliz e honrada pela contribuição para esse espaço, que é nosso. Que venham outros!!!
SEMIÓTICA NA PUBLICIDADE
INTRODUÇÃO
A semiótica é a Ciência que estuda toda forma
de comunicação do homem, está presente nas interpretações de tudo ao seu redor.
A publicidade tem o papel de persuadir o consumidor influenciando seus desejos,
identificando as necessidades através das técnicas de manipulação.
O ser humano é simbólico e a semiótica atua
como interprete das significações da mente, diversos fatores estimulam o
consumidor ao ato de consumo como: as cores, formas, cheiros, sons, imagens,
etc.
A publicidade pesquisa o público alvo,
cultura, hábitos, desejos e necessidades, é capaz de inserir novas atitudes e
transformar a cultura do receptor, mas também pode excluir o consumidor que não
se identifique com determinado produto, serviço ou marca.
SEMIÓTICA
E SOCIEDADE
Existem diversas maneiras de identificar a
Semiótica no dia a dia, segundo Harry Pross, Cientista Político e Cientista da Comunicação,
teórico da mídia na Alemanha.
Os símbolos, que responsáveis pela consciência
levam a reflexões através da semiótica conduzidos desde a infância através das
imagens, crenças, sons.
“O
signo sócio cultural o anunciante que apresenta e o consumidor que percebe uma
mercadoria como um signo sociocultural correlacionam um produto com o grupo
social ou cultura, sob seus pontos de vista, estão tipicamente associados com
ele (...)”. (SANTAELLA, 2010, p. 62)
As referências estimulam gostos e opiniões
pré-definidos, com a influência que herdamos, somos influenciados a acreditar
em diversos contos muitos deles lúdicos, estórias que são contadas e que nos
fazem ter durante boa parte da vida uma ideia distorcida da realidade.
“ O fato é
que o consumo traduz a vida do nosso tempo com uma clareza que poucos fenômenos
possuem e que, através do sistema publicitário, ele adquiri sentido social,
pois as marcas, os bens, os produtos e os serviços ganham, nesse discurso, a
suas identidades e, com elas uma existência concreta em nossas vidas. ”
(GASTALDO,
2013, p.09)
PUBLICIDADE
COMO REFERÊNCIA SOCIAL
A Propaganda tem influência nessa questão com
lançamento de campanhas publicitárias bem marcantes estimulando com imagens, sons
(jingles), produtos e com personagens fictícios. Segundo Pedro Paulo Funari,
professor de história e arqueologia da Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp), o Papai Noel moderno que foi usado pela empresa de refrigerantes
COCA-COLA no século XIX.
Originalmente representado com
uma roupa de inverno de cor verde ou marrom, mas em 1886, o cartunista alemão,
Thomas Nast, criou uma nova imagem. A roupa nas cores vermelha e branca, com
cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys do
mesmo ano.
Em 1931, a Coca-Cola apresentou em uma campanha
publicitária o mesmo desenho desenvolvido por Nast, propaganda a qual foi
lançada em uma época de inverno intenso onde as vendas da bebida tinham uma
grande queda, com o principal objetivo em aumentar as vendas, uma jogada de
marketing muito bem elaborada e desenvolvida que mantém até os dias de hoje,
sendo a referência mais forte do símbolo do natal.
Papai Noel de Thomas Nast

(Imagem:
www.e-farsas.com)
“(...) as representações sociais veiculadas em
anúncios publicitários desempenham uma parte importante, senão a mais
importante, na relação entre publicidade e sociedade”.
(GASTALDO, 2013, p.20)
A cosmovisão do ser humano está relacionada as
representações mentais, a publicidade estuda o seu público alvo observando seu
comportamento na sociedade, hábitos, interesses e necessidades.
EXCLUSÃO
SOCIAL
Os desejos estão ligados diretamente aos sonhos,
são “representações mentais” que estimulam o homem a interagir socialmente e
estimulados pela publicidade se tornam consumidores de produtos, aos quais, se
identificam, e ou, sentem-se excluídos, Shakespeare
diz que "Somos feitos da matéria de que são tecidos os sonhos e a nossa
vida tão curta tem por fronteira um sono."
“(...)
os anúncios publicitários são parte do sistema de produção discursivas das
sociedades capitalistas, e, como tal, são portadores de representações sociais
acerca da sociedade a qual se dirigem e na qual foram concebidas. ” (GASTALDO,
2013, p.47)
A publicidade é responsável em alguns casos por conduzir o
subconsciente humano, influenciando com necessidades efêmeras levando a tomada
de atitudes impulsivas e impensáveis. Quando não se tem a opção de diálogo o
ser torna-se objeto, sendo manipulado em suas decisões.
“O universo das imagens publicitárias, assim,
pode ser considerado uma janela reveladora que se abre sobe uma espécie de ‘mundo
das ideias’ (parafraseando Platão), ou, quem sabe, um ‘melhor dos mundos’ como
talvez acreditaria o ‘Cândido’ de Voltaire, construído com um somatório de
símbolos dos desejos da sociedade que o engendrou. ” (GASTALDO, 2013, p.27)
Os estereótipos criados pelos anúncios, são
reflexos da sociedade e das necessidades do consumidor, os “sofistas” precisam
de referências do público a ser atingido e se a peça segue determinado tema,
tem como foco os anseios e desejos humanos.
TÁTICAS
PERSUASIVAS DA PUBLICIDADE
O profissional de comunicação carrega em seu
repertório diversas “armas”, que são aplicadas a grande massa com estímulos que
buscam o emocional do consumidor, mas existe outra categoria de consumidor o
“Shopper” um consumidor mais exigente e atento as manobras persuasivas que os
cercam.
“Mensagem
aberta e oculta, em publicidades disfarçadas, nas quais a mensagem paga aparece
sobe o disfarce de uma matéria de jornal, por exemplo, o anunciante tenta
ocultar que se trata de publicidade. Aliás, as estratégias para se evitar
qualquer referência a compra e venda são as mais imaginativas(...) quase sempre
a mensagem se restringe a uma mera apresentação do produto ou de sua marca “.
(GASTALDO, 2013, p.14)
A publicidade ciente dos Shoppers desenvolve
Jobs que despertem a sua curiosidade, os conduzam a um assunto de seu interesse
e sendo levados a inserção em segundo plano de um produto, marca ou serviço
especifico.
“A moldura
pragmática da sociedade descreve os atos ou ações dos envolvidos no processo
publicitário (cf.grego pragma = ação). Todo processo publicitário implica uma
sequência de dois atos, grosseiramente um de persuasão e um de venda”.
(SANTAELLA,
2010, p. 15)
A persuasão trabalha com o alvo semiótico direcionado
na informação e feedback entre emissor e receptor com a criação de uma
convicção. A venda envolve atos financeiros com o relacionamento disposto pela
troca de bens.
“ a
etnografia é um método antropológico em que os pesquisadores convivem em um
grupo humano tendo em vista compreender –por meio da observação atenta, participativa,
mas não interferente-seus hábitos, costumes, crenças, rituais, enfim, seu modo
de vida. (...)”.
(SANTAELLA,
2010, p. 56)
A etnografia caracteriza-se por ser um tipo de
pesquisa qualitativa, com foco no dia-dia do consumidor, atuando dentre os
caminhos semióticos.
LEITURA
SEMIÓTICA LOGO

(Imagem da
internet)
Leitura
semiótica VIVO: “do lado esquerdo, na linha que une e separa
o braço e a perna. A mesma forma se repete do lado direito e na abertura da
perna a integração entre a palavra e o logo é visualmente perfeita. Isso se
acentua ainda mais quando se nota que o O
de VIVO também fica replicado na
cabeça do logo. Conclusão, o desenho gráfico da palavra encontra-se contido no
próprio logo. Cumpre ainda a notar que o pingo no i também tem a forma redonda
do O.” (SANTAELLA, 2010, p. 200)
A primeira impressão que o receptor recebe ao
deparar-se com um logotipo, pode causar atração, repulsa ou indiferença. O
design de um logo deve ser estudado para que transpareça ao receptor toda
imagem que a empresa deseja passar, o logotipo carrega em seu contexto
composicional cores, formas, volumes, tipografia, entre outros estudos que,
envolvam e causem um loop na mente do consumidor.
BIBLIOGRAFIA
LIVROS
GASTALDO,
Édison. Publicidade e Sociedade: uma perspectiva antropológica / Édison
Gastaldo. – Porto Alegre: Sulina, 2013.
SANTAELLA,
Lucia. Estratégias semióticas da publicidade / Lucia Santaella, Winfried Nöth.
– São Paulo: Cengage Learning, 2010.
INTERNET
Fonte:
site E-farsa.com - http://www.e-farsas.com/papai-noel-foi-criacao-da-coca-cola-verdadeiro-ou-falso.html
Fonte: site Terra notícias - http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/o-papai-noel-foi-criado-pela-coca-cola-saiba-origens-do-natal
acesso em 03/06/2015 as 14:33.
Fonte: site Sua Pesquisa - http://www.suapesquisa.com/historiadopapainoel.htm