Resumão da Aula – 2º Marketing (Noturno) - 26/08/2013
Marketing:
“Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor” (Kotler, 1998).
Conceitos centrais:
Necessidades;
Desejos e demandas;
Produtos (bens, serviços e ideias);
Valor;
Custo e satisfação;
Troca e transações;
Relacionamentos e redes;
Mercados;
Empresas e consumidores em potencial.
—Marketing parte das necessidades e dos desejos humanos;
As necessidades básicas são, por exemplo, água, alimento, ar, vestuário, abrigo;
As necessidades vão além do básico: serviços de lazer, recreação, educação;
Demonstram suas preferências por marcas específicas de bens e serviços.
Necessidades e desejos:
Necessidades: estado de privação de alguma satisfação básica;
As necessidades básicas surgem biologicamente, não sendo criadas pela sociedade, são inerentes à condição humana;
Desejos: carências por satisfações específicas para atender às necessidades;
As necessidades são poucas, os desejos são muitos.
Demanda:
Demandas: desejos por produtos específicos;
Desejos se tornam demandas quando apoiados por poder de compra.
As empresas devem mensurar não apenas quantas pessoas desejam o seu produto, mas quantas realmente estão dispostas e habilitadas a comprá-lo.
Gestor de Marketing:
O profissional de marketing não cria a necessidade. Ela já existe antes dele;
O profissional de marketing, junto com outras forças sociais, despertam e influenciam os desejos;
Os especialistas em marketing podem promover a ideia de que um Mercedes poderia satisfazer a necessidade de alguém por status social. Entretanto, não criam a necessidade por status social.
Produto:
Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer uma necessidade ou desejo. Também pode ser oferta ou solução (serviço ou ideia);
A importância dos bens físicos não está tanto em possuí-los, mas na obtenção dos serviços que proporcionam;
Os produtos físicos são veículos que nos prestam serviços.
Valor:
Valor: estimativa de cada produto satisfazer a seu conjunto de necessidades.
“Satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso” (DeRose).
Aquisição:
Duas partes concordam sobre as condições de troca que as deixarão em situação melhor.
Para efetuar trocas bem sucedidas, o especialista de marketing analisa o que cada parte espera dar e receber em cada transação.
Marketing consiste de ações adotadas para obter-se as respostas desejadas de um público-alvo.
Marketing de Relacionamento:
O objetivo é reter sua preferência e negócios a longo prazo, por meio da entrega de produtos e serviços com alta qualidade e preços justos, por exemplo.
Resulta em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes.
Resulta em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes.
Como resultado final, têm-se uma rede de marketing, formada por stakeholders (consumidores, funcionários, fornecedores, distribuidores, varejistas e outros).
Mercado:
“Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo” (Kotler, 1998);
Especialistas do marketing veem os vendedores como constituindo a indústria e os consumidores como constituindo o mercado.
Administração de Marketing:
Envolve análise, planejamento, implementação e controle; envolve bens, serviços e ideias; se fundamenta na noção de troca; sua meta é produzir satisfação para as partes envolvidas.
Profissional de Marketing:
Gerente de vendas;
Vendedores;
Gerentes de propaganda e promoção;
Pesquisadores de marketing;
Gerentes de serviços ao consumidor;
Gerentes de produtos e marcas;
Gerentes de mercado e de setores;
Vice-presidente de marketing;
Trabalho do Marketing:
A administração de marketing tem a tarefa de influenciar o nível, o momento e a composição da demanda de maneira a ajudar a organização a atingir seus objetivos;
A administração de marketing é, essencialmente, a administração da demanda por meio de pesquisa, planejamento, implementação e controle.
Definimos administração de marketing como o esforço consciente para atingir os resultados de mudança desejados em relação ao público-alvo.
Definimos administração de marketing como o esforço consciente para atingir os resultados de mudança desejados em relação ao público-alvo.
Que filosofia deve orientar os esforços de marketing?
É o que veremos nas próximas aulas!
Bons Estudos!!!
Talita Godoy
Agosto/2013
Fonte: Kotler, 1998.