segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Resumão do 1º semestre / Introdução ao 2º


Resumão da Aula – 2º Marketing (Noturno) - 26/08/2013

Marketing:
“Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor” (Kotler, 1998).


Conceitos centrais:
Necessidades;
Desejos e demandas;
Produtos (bens, serviços e ideias);
Valor;
Custo e satisfação;
Troca e transações;
Relacionamentos e redes;
Mercados;
Empresas e consumidores em potencial.
—Marketing parte das necessidades e dos desejos  humanos;
As necessidades básicas são, por exemplo, água, alimento, ar, vestuário, abrigo;
As necessidades vão além do básico: serviços de lazer, recreação, educação;
Demonstram suas preferências por marcas específicas de bens e serviços. 


Necessidades e desejos:
Necessidades: estado de privação de alguma satisfação básica;
As necessidades básicas surgem biologicamente, não sendo criadas pela sociedade, são inerentes à condição humana;
Desejos: carências por satisfações específicas para atender às necessidades;
As necessidades são poucas, os desejos são muitos.


Demanda:
Demandas: desejos por produtos específicos;
Desejos se tornam demandas quando apoiados por poder de compra.
As empresas devem mensurar não apenas quantas pessoas desejam o seu produto, mas quantas realmente estão dispostas e habilitadas a comprá-lo.


Gestor de Marketing:
O profissional de marketing não cria a necessidade. Ela já existe antes dele;
O profissional de marketing, junto com outras forças sociais, despertam e influenciam os desejos;

Os especialistas em marketing podem promover a ideia de que um Mercedes poderia satisfazer a necessidade de alguém por status social. Entretanto, não criam a necessidade por status social.


Produto:
Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer uma necessidade ou desejo. Também pode ser oferta ou solução (serviço ou ideia);
A importância dos bens físicos não está tanto em possuí-los, mas na obtenção dos serviços que proporcionam;
Os produtos físicos são veículos que nos prestam serviços. 


Valor:
Valor: estimativa de cada produto satisfazer a seu conjunto de necessidades.
“Satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso” (DeRose).


Aquisição:
   Troca: ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida.
Duas partes concordam sobre as condições de troca que as deixarão em situação melhor.
Para efetuar trocas bem sucedidas, o especialista de  marketing analisa o que cada parte espera dar e receber em cada transação.
Marketing consiste de ações adotadas para obter-se as respostas desejadas de um público-alvo.


Marketing de Relacionamento:
   Prática da construção das relações satisfatórias a longo prazo com partes-chave: consumidores, fornecedores, distribuidores.
O objetivo é reter sua preferência e negócios a longo prazo, por meio da entrega de produtos e serviços com alta qualidade e preços justos, por exemplo.
Resulta em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes.
Como resultado final, têm-se uma rede de marketing, formada por stakeholders (consumidores, funcionários, fornecedores, distribuidores, varejistas e outros).


Mercado:
   O conceito de troca leva ao conceito de mercado:
“Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo” (Kotler, 1998);
Especialistas do marketing veem os vendedores como constituindo a indústria e os consumidores como constituindo o mercado.


Administração de Marketing:
   “Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais” (American Marketing Association);
    Envolve análise, planejamento, implementação e controle; envolve bens, serviços e ideias; se fundamenta na noção de troca; sua meta é produzir satisfação para as partes envolvidas.


Profissional de Marketing:
Gerente de vendas;
Vendedores;
Gerentes de propaganda e promoção;
Pesquisadores de marketing;
Gerentes de serviços ao consumidor;
Gerentes de produtos e marcas;
Gerentes de mercado e de setores;
Vice-presidente de marketing;


Trabalho do Marketing:
A administração de marketing tem a tarefa de influenciar o nível, o momento e a composição da demanda de maneira a ajudar a organização a atingir seus objetivos;
A administração de marketing é, essencialmente, a administração da demanda por meio de pesquisa, planejamento, implementação e controle.

Definimos administração de marketing como o esforço consciente para atingir os resultados de mudança desejados em relação ao público-alvo.

Que filosofia deve orientar os esforços de marketing?
É o que veremos nas próximas aulas!

Bons Estudos!!!


Talita Godoy
Agosto/2013


Fonte: Kotler, 1998.



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Convite - Projeto "Entrevista Aberta"







"Entrevista Aberta" recebe escritor e publicitário João Carrascoza

A segunda edição do projeto discute a criação literária e publicitária. O convidado é João Anzanello Carrascoza. Dia 14 de setembro.

O escritor, redator publicitário e professor universitário João Anzanello Carrascoza é o convidado da segunda edição do projeto “Entrevista Aberta”, que acontecerá no dia 14 de setembro, das 11h às 13h30, na FNAC Pinheiros, em São Paulo.

Realizado pelo portal de comunicação Jornalirismo (www.jornalirismo.com.br) e pela livraria FNAC, o “Entrevista Aberta” é projeto de entrevista coletiva aberta ao público, de que todos podem participar com perguntas diretas ao convidado. O conteúdo da entrevista será gravado em áudio e vídeo e se transformará em matéria jornalística publicada no Jornalirismo.

Nascido em Cravinhos, interior de São Paulo, em 1962, João Anzanello Carrascoza é autor de destaque da literatura brasileira contemporânea. Contista reconhecido e premiado, entre outros, com o Jabuti 2007 pelo livro “O volume do silêncio” (Cosac Naify, 2006), Carrascoza está lançando agora seu primeiro romance, “Aos 7 e aos 40” (Cosac Naify, 2013). Trata-se de uma narrativa múltipla, com episódios da vida de um garoto aos 7 anos, na parte superior da página do livro, acompanhada de acontecimentos na vida do mesmo garoto feito homem, aos 40 anos, na parte inferior.

Carrascoza é autor também de muitas obras de ficção infantojuvenis, entre elas, o livro de contos "Aquela água toda" (Cosac Naify, 2012), que foi eleito pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) melhor livro na categoria Contos/Crônicas/Reportagens do ano passado.

A atividade de criador literário se soma também à de criador publicitário e à de pesquisador e docente na área. Ele é autor de estudos respeitados sobre o texto publicitário, como os livros "Razão e sensibilidade no texto publicitário" (Futura, 2004) e "Redação publicitária – A retórica do consumo" (Futura, 2003). Também atua como redator publicitário, com campanhas criadas para anunciantes como Coca-Cola, Ford, Unilever e Nestlé, em agências como a Y&R e a JWT, e ainda leciona na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e na Escola de Comunicações e Artes da USP.

O projeto "Entrevista Aberta" conta com o patrocínio da agência de comunicação WMcCann e apoio da empresa de eventos Eventar, do portal de comunicação Maxpress, do site de jornalismo e publicidade Blue Bus, da produtora de audiovisual Boa Media e da empresa de marketing cultural Cult Cultura.

Para confirmar presença no encontro, basta enviar um e-mail para jornalirismo@gmail.com, com nome completo e profissão. A entrada é livre.

O quê: "Entrevista Aberta" com João Anzanello Carrascoza
Quando: Sábado, 14 de setembro, das 11h às 13h30
Onde: FNAC Pinheiros (Praça dos Omaguás, 34, Pinheiros)
Quanto: Grátis
Realização: Jornalismo e FNAC

Apoio: Eventar, Maxpress, Blue Bus, Boa Media e Cult Cultura