quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Gestão Estratégica de Marketing (2º Noturno)


Resumo da Aula – 2º Marketing 
(Noturno - I Bimestre/2013)


Marketing:
  “Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros” (Kotler, 1998).

Gestor de Marketing:
  O profissional de marketing não cria a necessidade. Ela já existe antes dele;
  O profissional de marketing, junto com outras forças sociais, despertam e influenciam os desejos;
Os especialistas em marketing podem promover a ideia de que um Mercedes poderia satisfazer a necessidade de alguém por status social. Entretanto, não criam a necessidade por status social.

Administração de Marketing:

  “Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais” (American Marketing Association);
  Envolve análise, planejamento, implementação e controle; envolve bens, serviços e ideias; se fundamenta na noção de troca; sua meta é produzir satisfação para as partes envolvidas.

Profissional de Marketing:
  Gerente de vendas;
  Vendedores;
  Gerentes de propaganda e promoção;
  Pesquisadores de marketing;
  Gerentes de serviços ao consumidor;
  Gerentes de produtos e marcas;
  Gerentes de mercado e de setores;
  Vice-presidente de marketing;

Conceitos centrais:
  Necessidades;
  Desejos e demandas;
  Produtos (bens, serviços e ideias);
  Valor;
  Custo e satisfação;
  Troca e transações;
  Relacionamentos e redes;
  Mercados;
  Empresas e consumidores em potencial.
  Marketing parte das necessidades e dos desejos  humanos;
  As necessidades básicas são, por exemplo, água, alimento, ar, vestuário, abrigo;
  As necessidades vão além do básico: serviços de lazer, recreação, educação;
  Demonstram suas preferências por marcas específicas de bens e serviços. 

Necessidades e desejos:
  Necessidades: estado de privação de alguma satisfação básica;
  As necessidades básicas surgem biologicamente, não sendo criadas pela sociedade, são inerentes à condição humana;
  Desejos: carências por satisfações específicas para atender às necessidades;
  As necessidades são poucas, os desejos são muitos.

 Demanda:
  Demandas: desejos por produtos específicos;
  Desejos se tornam demandas quando apoiados por poder de compra.
As empresas devem mensurar não apenas quantas pessoas desejam o seu produto, mas quantas realmente estão dispostas e habilitadas a comprá-lo.

Produto:
  Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer uma necessidade ou desejo. Também pode ser oferta ou solução (serviço ou ideia);
  A importância dos bens físicos não está tanto em possuí-los, mas na obtenção dos serviços que proporcionam;
  Os produtos físicos são veículos que nos prestam serviços. 

Valor:
  Valor: estimativa de cada produto satisfazer a seu conjunto de necessidades.
  “Satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso” (DeRose).

Aquisição:
  Troca: ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida.
  Duas partes concordam sobre as condições de troca que as deixarão em situação melhor.
  Para efetuar trocas bem sucedidas, o especialista de  marketing analisa o que cada parte espera dar e receber em cada transação.
  Marketing consiste de ações adotadas para obter-se as respostas desejadas de um público-alvo.

Mercado:
  O conceito de troca leva ao conceito de mercado:
  “Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo” (Kotler, 1998);
  Especialistas do marketing veem os vendedores como constituindo a indústria e os consumidores, o mercado.


Marketing de Relacionamento:

  Prática da construção das relações satisfatórias a longo prazo com partes-chave: consumidores, fornecedores, distribuidores.
  O objetivo é reter sua preferência e negócios a longo prazo, por meio da entrega de produtos e serviços com alta qualidade e preços justos, por exemplo.
  Resulta em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes.
Como resultado final, têm-se uma rede de marketing, formada por stakeholders (consumidores, funcionários, fornecedores, distribuidores, varejistas e outros).


Trabalho do Marketing:
  A administração de marketing tem a tarefa de influenciar o nível, o momento e a composição da demanda de maneira a ajudar a organização a atingir seus objetivos;
  A administração de marketing é, essencialmente, a administração da demanda por meio de pesquisa, planejamento, implementação e controle.
  Definimos administração de marketing como o esforço consciente para atingir os resultados de mudança desejados em relação ao público-alvo.


Que filosofia deve orientar os esforços de marketing? É o que veremos nas próximas aulas!!!

Fonte: Kotler, 1998


Conteúdo extra:


Pirâmide de Maslow - hierarquia das necessidades humanas:






Análise SWOT (Strenghts, Weakness, opportunites, Theats) = nos auxilia no processo de análise do ambiente externo e interno

(FOFA: Forças, Oportunidades, Fraqueza, Ameaças)









BONS ESTUDOS!!!

Talita Godoy
Setembro/2013

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