quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Sociologia - Aula 07 (PSS) - Sociologia Brasileira

                                                     Aula 07 - Sociologia Brasileira



Data: 18/11/2016
Turma: Processo Seletivo Seriado (PSS/PAS)
Tema: Sociologia no Brasil
Profª Talita Godoy
Extraído de sites citados



Introdução

Desde os primeiros passos a Sociologia dedica-se ao desenvolvimento de estudos que tem como objeto as interações sociais, a organização das sociedades e, inevitavelmente, também os conflitos entre as classes sociais. O surgimento da Sociologia no Brasil, também conhecida como Sociologia Brasileira, teve início a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os estudiosos dessa área passaram a se dedicar a pesquisas que visavam construir um entendimento acerca da formação da sociedade brasileira analisando temáticas cruciais para essa compreensão. 

Assim, eles voltaram-se para estudos referentes a escravatura e a abolição, estudos sobre índios e negros e o êxodo dessas populações, e mesmo analises sobre o processo de colonização

A compreensão desses assuntos mostrou-se realmente uma vez que se buscava compreender a formação da sociedade brasileira. Isso porque a formação da população brasileira, das relações de trabalho e da consciência e cidadania, passava inevitavelmente pela compreensão destas temáticas.


Autores

Gilberto Freyre (1900 – 1987) é, sem dúvida, reconhecido como um dos maiores nomes da Sociologia no Brasil. Portugal, o mundo ibérico e a presença portuguesa nos trópicos frequentemente são temas de seus escritos, demostrando o papel desse povo na formação de civilizações modernas nos trópicos. Mais uma vez percebe-se o anseio da compreensão da formação da sociedade e do povo brasileiro, principal questão que move os estudos dos precursores da Sociologia em nosso país. Escreveu Casa Grande & Senzala, em Portugal, 1933.





                                                          Gilberto Freyre        


Euclides da Cunha (1866 – 1909) foi escritor, jornalista, professor e poeta, além de ter estudado Engenharia Civil por um ano, bacharelando-se como Engenheiro Militar, também cursou Matemática, Ciências Físicas e Naturais. Trabalhou como engenheiro para o governo e posteriormente começa a escrever para jornais. O jornal O Estado de São Paulo o envia à Bahia para cobrir a guerra no município de Canudos, experiência que o possibilitou escrever Os Sertões, em 1902, cinco anos após o término da guerra. Os sertões (1902) constituem um marco: a partir daí os estudiosos seriam levados irresistivelmente a intensificar o estudo da nossa sociedade de um ponto de vista sistemático, superando tanto as preocupações de ordem estritamente jurídica como as especulações demasiado acadêmicas. Euclides da Cunha impusera definitivamente a “realidade brasileira”.





                                                        Euclides da cunha



Sergio Buarque de Holanda (1902 – 1982) é reconhecido como um dos mais importantes historiadores brasileiros, mas demonstra também importante influencia e participação na área da Sociologia.  Um de seus principais trabalhos, intitulado “Raízes do Brasil” aborda aspectos centrais da formação da cultura brasileira e do processo de formação da sociedade, que como vimos, é a preocupação mais recorrente dos grandes sociólogos do Brasil. Nesta obra, mais uma vez aparece em lugar de destaque, a importância do legado português no Brasil e a dinâmica de transferências culturais que se dava entre metrópole e colônia. Escreveu Raízes do Brasil, em 1936.




                                                   Sérgio Buarque de Holanda




Florestan Fernandes (1920 – 1995) foi importantíssimo para o desenvolvimento de estudo sociológico em nosso país, isto porque sempre mostrou-se extremamente comprometido com estudos de perspectivas teórico-metodológicas esforçando-se no âmbito da fundamentação da Sociologia enquanto ciência. Foi também crucial sua atuação no desenvolvimento e orientação de pesquisas do processo de industrialização e mudanças sociais no Brasil. Sociologia crítica, reflexiva e questionadora. Em 1964, foi afastado das atividades acadêmicas quando foi perseguido pela ditadura militar brasileira. Nesse mesmo ano escreveu "A Integração do Negro nas Sociedades de Classe". Com relação ao processo de dependência da América Latina com aos Estados Unidos, escreveu o livro "Capitalismo Dependente e Classes Sociais na América Latina" (1973). Outro livro importante foi “A Revolução Burguesa no Brasil” (1975), que abordava questões sobre a resistência que a classe dominante brasileira tinha às mudanças sociais. Florestan Fernandes é considerado o fundador da sociologia crítica no Brasil. 



                                                 

                                                     Florestan Fernandes         



Darcy Ribeiro (1922-1997), antropólogo, escritor e político brasileiro, foi Ministro da Educação, entre outros cargos públicos. Desenvolveu trabalhos fundamentalmente nas áreas de educação, sociologia e antropologia. Sua principal obra “O Povo Brasileiro” (1995) traz impressões de um importantíssimo estudioso que observou durante muito tempo as características de nosso povo pensando sua formação e sua organização social. Darcy é muito conhecido também por seus trabalhos desenvolvidos a partir das temáticas voltadas para os povos indígenas, com riquíssimas observações e relatos antropológicos. Em 1953 organizou e passou a dirigir (em 1956) o Museu do Índio do Serviço de Proteção aos Índios. Colaborou com a fundação do Parque Nacional Indígena do Xingu, na região do atual Estado de Mato Grosso do Sul. Escreveu vários trabalhos em defesa da causa indígena. Em 1955 organizou o primeiro curso de Antropologia na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, de 1993 a 1997.





                                                          Darcy Ribeiro



Vamos praticar?



 #AquiSeAprende

1 (FCC-BA) Fazendo um paralelo entre Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, pode-se afirmar:
  1. Em ambas as obras predomina o espírito científico, sendo analisados aspectos da realidade brasileira.
  2. Ambas têm por cenário o sertão do Brasil setentrional, sendo numerosas as referências à flora e à fauna.
  3. Ambas as obras, criações de autores dotados de gênio, muito enriqueceram a nossa literatura regional de ficção.
  4. Ambas têm como principal objetivo denunciar o nosso subdesenvolvimento, revelando a miséria física e moral do homem do sertão.
  5. Tendo cada uma suas peculiaridades estilísticas, são ambas produto de intensa elaboração de linguagem.


2 (UNIOESTE 2009) Desde o surgimento das Ciências Sociais (Antropologia, Política e Sociologia), autores como Gilberto Freire (Casa Grande & Senzala), Sérgio Buarque de Holanda (Raízes do Brasil), Florestan Fernandes (A organização social dos Tupinambá), Darcy Ribeiro (O povo brasileiro), e vários outros, pensaram e estudaram o Brasil e o ser brasileiro. Os principais temas abordados até os anos 1960 nestes estudos foram:

I. Mundo rural brasileiro e transformação do rural pelo urbano
II. Povos indígenas; população negra
III Movimentos sociais e partidos políticos
IV. Migração; identidade nacional e religião
V. Participação popular e organizações não governamentais.

Assinale a alternativa que contém toas as alternativas corretas:

a) I, II e III
b) IV e V
c) I, II e IV
d) I, II, III e IV
e) III e V





Fonte:




1.e / 2.c


.