domingo, 21 de junho de 2015

Desenhos: Valéria Oliveria


Desenhos 

Com muita alegria, apresento a seguir os desenhos da artista Valéria Oliveira, aluna do 5º semestre de Publicidade e Propaganda. Me sinto honrada e até mesmo privilegiada por ter visto seus desenhos e agradeço pela confiança que ela teve em mim ao enviar uma parte do seu trabalho e permitir a publicação no Blog. Dessa forma posso mostrar aos leitores um pouco do talento dessa pessoa incrivelmente dedicada em tudo o que faz, e admirar mais um pouco este dom, que considero tão especial.... 


Parabéns, Valéria, que as portas do sucesso estejam se abrindo para você!!!





                                           








CRÉDITOS: VALÉRIA OLIVEIRA

valeriadrawings@hotmail.com


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Propaganda Multimídia - Texto: Eric Rodrigues


MEU PRIMEIRO ARTIGO


Com muita honra, apresento o primeiro artigo do aluno Eric Rodrigues de Brito, do 6º semestre de Publicidade e Propaganda. Ainda é um ensaio, mas acredito que ele curtiu a experiência de pesquisar e produzir um texto com as informações que ele mesmo coletou. Senti falta de citações diretas e de uma adequação maior às normas ABNT. Porém, como conteúdo, atendeu as expectativas e até superou na aula de apresentação do artigo. Os colegas comentaram que foi uma participação que trouxe novidades, ele dividiu conosco sua experiência com games e se saiu muito bem na fala em público, superando uma dificuldade antiga. 

Parabéns ao Eric, e que sirva de inspiração para outros alunos se aventurarem no mundo da pesquisa, da produção de textos e que sintam-se à vontade para compartilhar conosco suas produções!!!


A seguir, o texto do Eric.



O QUE É PROPAGANDA MULTIMÍDIA?

Antes de entendermos ou até mesmo tentar abordar esse tema, é necessário entender o que é a propaganda e o que vem a ser a multimídia.

Propaganda vem do latim propagare, que busca a finalidade de propagar ou divulgar alguma informação aos demais. Na área de comunicação é amplamente utilizada por empresas para anunciar seus novos produtos para o publico e clientes, com comerciais, ações publicitárias e promoções de vendas (estes muito comuns em pontos de venda desse mesmo produto).

Já multimídia, ou multimédia como é pronunciado no português europeu, provem da junção de duas palavras: do latim multus que significa múltiplos; numerosos. 

Mídia é um termo da língua inglesa, media, e basicamente é o meio de comunicação que faz a mensagem chegar até o receptor final. Uma espécie de elo entre eles.

Não se pode confundir "mídia" com "meio". Mídia é a junção de todos os meios de comunicação (televisores, rádios, jornais, revistas, etc.). Meio são justamente o elementos que compõem a mídia. Sem eles não pode existir mídia, que por sua vez, não existe sem os meios.


Sendo assim, podemos chegar a definição de que a propaganda multimídia são as mensagens transmitidas em meios eletrônicos como a televisão e a internet.
Mas porque toda essa explicação para saber o que é propaganda multimídia? Simples: não há uma definição exata para ela. Isso possivelmente se deve ao fato de ser mais um novo elemento no campo da publicidade. 

Não é novidade para ninguém que graças a internet, a divulgação de produtos em redes sociais como Facebook ou YouTube, por exemplo, já é algo comum. Basta prestar atenção aonde a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo quando estão em casa: na frente de um televisor; em um computador; ou um aparelho celular com conexão à internet.

Nos dias atuais se tornou algo importante para a imagem de muitas empresas saber trabalhar com essas ferramentas. Mesmo a televisão e o rádio continuarem sendo os líderes de audiência da massa, a internet possui uma vantagem em cima de ambos: o feedback. O termo inglês que quer dizer realimentar, dar resposta a algo, é a chave para um produto dar certo ou não.

Um caso que aconteceu recentemente foi o da atriz Christiane Torloni em uma viagem de avião, publicada na parte de entretenimento do site R7.com. Segundo a matéria Christiane teria se recusado a tirar uma mala de uma área de segurança, desacatando a ordem do chefe dos comissários. "Na minha bagagem ninguém rela a mão" disse ela. O funcionário respondeu: "Desculpe senhora, mas aqui não pode".

Após o voo, o mesmo chefe dos comissários foi advertido por ter feito o procedimento padrão. O motivo da repreensão foi que, se caso Christiane publicasse em alguma rede social o que houve, isso iria "queimar o filme" da empresa aérea. Nesse caso, além da retórica da atriz global em relação à atitude do funcionário, há outra ação de feedback das redes sociais: o retorno do publico ao ocorrido. O publico que acompanha Christiane em suas redes sociais (Facebook, Twitter, Instaram, etc.) ficariam sabendo o que a atriz passou na companhia aérea e iriam propagar a informação negativando a agência, mesmo a atriz estando errada.

Esse caso é um exemplo de que o feedback existe antes mesmo de chegar as redes sócias. Elas apenas impulsionam a mensagem e ela atinge uma maior quantidade de pessoas do que em um boca-boca por exemplo.

Por que então não transformar isso em dinheiro? Com essa finalidade muitas empresas tem investido pesado nas redes sociais nos últimos anos.

Segundo dados presentes no site otimizebusca.com, em 2011 99% dos brasileiros entraram em redes sociais ou sites de relacionamento e nesse mesmo período cerca de 66 milhões de pessoas já tinham acesso a internet.

Claro que independente do que se quer divulgar, o principal motivo de anunciar em um ambiente digital é o número de pessoas. De acordo com o site, além das redes sociais, muitas empresas não viam um real potencial na divulgação online, porém, hoje divulgam ideologia, anunciam novos produtos, interagem com o público e direcionam seus produtos para aqueles que realmente tem interesse neles. Isso gera um vinculo maior com entre o cliente e o publico alvo. Um caso curioso aconteceu com a página do Burger King no Facebook. A rede de fast-food presente na Noruega ofereceu para seus seguidores um Big Mac, da concorrente Mcdonalds, em troca de seu "like" na página. O resultado foram mais de 30 mil discutidas na página. Pode parecer algo estúpido, porém com isso, os outros poucos fieis 8 mil seguidores restantes poderiam desfrutar de uma real atenção da rede de lanchonetes.


MAS VALE A PENA INVESTIR NAS REDES SOCIAIS?
O site agenciatsuru.com.br criou uma matéria abordando justamente esse assunto.

As vantagens das redes sociais são: a praticidade, pois facilita a comunicação da empresa com o público; a relação custo/ beneficio que gera renda e diminui despesas; uma melhor análise da concorrência no ramo de atuação; satisfação do publico com divulgação espontânea; maior alcance das publicações gerando mais divulgação do produto anunciado; e a possibilidade, através de gráficos, saber para onde seu produto está sendo direcionado.

O Brasil, segundo informações presentes no próprio site, é o país com a maior quantidade de pessoas conectadas no mundo, à frente de Reino Unido e Estados Unidos, com as pessoas acessando mais de 5 vezes alguma rede social por dia.


DAS TVS PARA O YOUTUBE


Quando pensamos em comerciais, a primeira coisa que nos vem a mente são os que vemos na TV. Esse tipo de divulgação, sendo gravado ou falado durante um programa de auditório, ainda é o mais utilizado por agências de comunicação.

Porém quando há a necessidade ou até mesmo o capricho de criar algo mais longo e cativante, novamente somos transportados para o território digital, e o YouTube é o principal meio publicitário.

O processo de propagandas no site começou a partir do momento que o Google adquiriu o site em 2006 pelo valor de 1 bilhão e 650 milhões de dólares. O esquema de publicidade presente no site aparece em forma de anotações durante os vídeos (aos 10 segundos) ou antes deles com vídeos publicitários de 15 ou 30 segundos (comumente), campanhas publicitárias mais longas ou pessoas que querem divulgar o próprio trabalho e esse é um dos trunfos que somente as redes sócias oferecem. Como foi dito no tópico acima sobre custo/ benefícios, anunciar em redes sociais é muito mais barato. Para se ter uma noção, anunciar no Faustão por 30 segundos custa a bagatela de 500 mil reais por programa anunciado, segundo informações ditas no programa "Quem não faz Toma!" da rádio 89 FM. Anunciar, por exemplo, no facebook divulgando sua página por um determinado número de dias atingindo um número "X" de pessoas, será cerca de 1% à 2% do valor para anunciar na televisão.

No caso do YouTube não é diferente. É cobrado um valor pelo mesmo serviço de divulgação dentro do site e o resultado é quase que imediato. Mesmo muitas pessoas não assistindo todo o conteúdo publicitário, irão ficar com ele em suas mentes, principalmente se a propaganda tiver relação com o vídeo que ela irá assistir. Exemplo foi o comercial do Fusca 2013 divulgado tanto em TV aberta quanto nas redes sociais. Sua reprodução comumente ocorria em vídeos que tinham alguma ligação com automóveis.

Outra possibilidade que o YouTube permite é o sistema de anotações presente nos vídeos que serve como link para outros vídeos dentro do próprio YouTube, implementado ao site em 2008. Na ocasião, o produto da campanha foi o game "Heavy Rain", exclusivo de Playstation 3 lançado em 2010. O jogo oferece ao jogador a possibilidade de múltiplas decisões, cada uma gerando uma consequência na trama. A Quantic Dream, produtora do game, se utilizou das mecânicas que o jogo oferecia e a facilidade do YouTube e proporcionou uma rápida demonstração de como o jogo iria funcionar para os internautas. Na época ele não havia sido lançado e essa "brincadeira" foi para mostrar como o jogo funcionava.

A situação era apresentada e em um trecho clímax o video pausava e surgiam na tela 4 opções para o jogador escolher. Dependendo da ação escolhida, o "jogador" era transportado para um outro vídeo onde a mesma mecânica se repetia, até a ação acabar. Imagine a quantidade de pessoas que experimentaram essa experiência? Grátis e super divertido. Agora imagine quantas pessoas não compartilharam isso e quantas outras não compraram o game? Uma ideia simples e que não custou (acredito eu) nada a Quantic Dream. Ela conseguiu se utilizar de uma ferramenta simples para uma ação de divulgação fantástica, surpreendente e de grande impacto para quem utilizou.

Isso só afirma ainda mais que anunciar na internet hoje, fazer um publicidade nesses novos meios, principalmente no YouTube, é algo muito mais rentável, garantindo que sua mensagem seja disseminada muito mais facilmente do que se a mesma propaganda fosse transmitida em uma rede de televisão aberta ou programa de rádio.



OUTROS MEIOS PARA A PUBLICIDADE MULTIMÍDIA

Além das empresas anunciarem, existem os "garotos propaganda" que fazem isso por elas. Pessoas que detém sites (Não Salvo, Ñ Intendo, Le Ninja, Ah Negão, Jovem Nerd, Cinema com Rapadura), canais na internet (Zangado, Manual do Mundo, Porta dos Fundos) ou blogs de um tema específico são alvos de anunciantes que não sabem como divulgar seus produtos ou promoções e recorrem a eles por conta de seu grande público e temas abordados.

Hoje, na internet brasileira, um dos maiores sites de entretenimento é o Jovem Nerd. Além de venderem seus próprios produtos como camisetas e canecas personalizadas, anunciam livros, jogos, lojas e outros produtos em seus vídeos e  podcasts. Isso é graças ao seu grande público e feedback que o mesmo tem para o site.

Outro modo que algumas empresas encontraram para colocar seu novos produtos ou fixar ainda mais uma marca na cabeça do jogador, é o advergamer, a publicidade praticada dentro de jogos eletrônicos. Basicamente são os nomes das empresas que ajudaram na produção do game que estão presentes neles, mais comumente presentes em jogos de esportes (FIFA, PES) e corridas (Forza, Gran Turismo, Need For Speed). Os jogos nesse caso servem como uma vitrine para os anunciantes. Algo que infelizmente não é real e muito menos palpável. Mas com a potencia dos consoles nas atuais gerações, mesmo limitados apenas a estética, é possível através dos games fazer uma publicidade um pouco mais subjetiva. "Gran Turismo 5" de 2010, é um belo exemplo aqui. No game iremos encontrar mais de 1000 carros para os jogador poder experimentar. Mesmo que não possa ter o veículo na vida real, ele irá deslumbrar as formas e potencia do automóvel no game. Se levarmos em consideração que muitos anunciantes desejam (principalmente) fixar a marca da empresa na cabeça da pessoa, o jogo nesse caso cumpre bem seu papel, pois graças a esse "cliente" irá ocorrer uma publicidade espontânea, fazendo o modelo ser mais conhecido, difundido ainda mais a informação atraindo, assim, reais compradores.


  
CONSIDERAÇÕES FINAIS

É difícil abordar algo que não há uma definição concreta para se ter uma base de pesquisa. A publicidade multimídia é uma divulgação através dos meios eletrônicos digitais que possibilitam o publico divulgar e responder mais facilmente. Mas é uma área tão abrangente e de certo modo recente, que se limitar apenas as redes sociais mais famosas é errado e de certo tolo. O correto é afirmar que a internet é que possibilita isso e que há públicos para tudo e vendedores para todos.

Pode-se afirmar que vender uma ideia ou anunciar um produto pela internet, seja por Facebook, campanhas no YouTube, divulgação institucional ou qualquer outra forma é uma realidade que já vivemos e podemos até participar dela com nosso feedback ou divulgação pessoal até. Mesmo não havendo uma definição do que venha a ser a publicidade multimídia da para ver que ela é uma ferramenta util nas mãos de quem sabe construir, agora só falta serem encontrados os empreiteiros para essa obra.




REFÊNCIAS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda


https://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia


http://entretenimento.r7.com/blogs/fabiola-reipert/christiane-torloni-surta-em-aviao/2015/06/10/


http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2012/06/7-passos-para-um-bom-feedback.html


http://www.otimizebusca.com.br/redes-sociais-porque-investir/


http://economia.ig.com.br/2013-12-04/burger-king-oferece-big-mac-de-graca-e-perde-30-mil-fas-na-internet.html


http://www.agenciatsuru.com.br/blog/5-bons-motivos-empresa-investir-redes-sociais/




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