Turma: Secretariado Executivo – 4º Semestre
Disciplina: Psicologia Organizacional e Relações com R.H.
Tema: Aspectos da personalidade humana e sua adaptação nas organizações
Personalidade
É a
expressão de um indivíduo através do seu modo constante e peculiar de perceber,
pensar e agir. A definição inclui: habilidades, atitudes, crenças, emoções,
desejos, o modo de comportar-se e, inclusive, os aspectos físicos do indivíduo.
Engloba, também o modo como todos esses aspectos se integram, se
organizam, conferindo multiplicidades e
singularidades ao indivíduo.
Inteligência
Capacidade
mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias,
compreender ideias e linguagens e aprender.
Embora
pessoas leigas geralmente percebam o conceito sob um âmbito maior, na
psicologia o estudo da inteligência entende que este conceito não compreende a
criatividade, o caráter ou a sabedoria. Estes são aspectos da personalidade,
conforme a definição que se tome.
Qualidades da inteligência
Gardner
afirma que não somos todos iguais, nem temos todos o mesmo potencial em cada
tipo de inteligência. Fatores genéticos, ambientais e culturais participam da
“qualidade” da nossa inteligência.
Alguém pode ter todo potencial (do ponto de vista genético), mas se não
tiver oportunidade de aprendizagem, motivação e bons educadores (mestres), e
não irá desenvolvê-lo.
Inteligência
emocional
A
inteligência intrapessoal de Gardner, somada à capacidade de se relacionar, é o
que se tem chamado de inteligência emocional. Pesquisas apontam para um cérebro
pensante e um cérebro emocional.
Aptidões
emocionais
A
comunicação humana tem por essência os domínios da aptidão emocional, que são
domínios interdependentes, mas que derivam das capacidades interpessoal e
intrapessoal. A somatória desses
processos dirige nossas ações. Os 05
domínios das aptidões emocionais são:
Autoconsciência;
Controle das emoções;
Automotivação;
Empatia;
Capacidade para lidar com a emoção do outro.
Percepção
Intrapessoal:
conteúdos internos;
Interpessoal:
mundo externo e nossa percepção desse meio ambiente.
Interação
A qualidade
e a produtividade no trabalho também depende, em certo modo, dessa interação
entre o interpessoal e o intrapessoal, que resulta no desenvolvimento da inteligência
emocional do indivíduo. A inteligência emocional também se caracteriza pela
habilidade interpessoal para lidar com as emoções do outro.
Motivação
Uso do nosso
sistema emocional como estimulador de nossos propósitos na vida pessoal ou
profissional. Todos nós reconhecemos e
experimentamos situações onde as perturbações emocionais influenciaram nossos
processos mentais. Elevado grau de ansiedade, mau humor, euforia, tristeza,
melancolia, desviam nossa concentração, percepção, atenção, memória e “lógica
racional”, para nossas próprias ruminações (preocupações crônicas) de
pensamentos, boicotando, dessa forma, todas as nossas iniciativas de
concentração e produtividade.
Controle
emocional
Essa
autorregulação emocional nos dá a capacidade de nos mantermos ativamente
concentrados, trabalhando na direção no nosso objetivo principal, seja ele
organizar um arquivo, redecorar uma sala, solucionar um problema de
informática, elaborar um relatório, organizar um evento esportivo, montar uma
empresa, atingir excelência no desempenho profissional. A motivação não vem de
fora, vem de dentro, portanto não espere que os outros o motivem.
Relacionamentos
interpessoais
Tendo
desenvolvido autoconsciência, controle emocional, automotivação e empatia,
estamos aptos para conhecer e impulsionar os sentimentos de outra pessoa, e ter
sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais.
Treinamentos
comportamentais
Os
comportamentos dependem de uma decisão pessoal em aprimorar-se, bem como de um
sistema de feedback. As posturas básicas em um comportamento não
precisam ser ensinadas a ninguém:
Ser caloroso;
Ser colaborador;
Ser impositivo;
Ser neutro.
Treinamento
& Desenvolvimento
A
identificação do potencial dos colaboradores envolvidos é primordial para a
elaboração do planejamento do T&D. Deve-se verificar:
Conhecimentos, habilidades e
comportamentos exigidos nas empresas e nos cargos;
Conhecimentos, habilidades e
comportamentos possuídos pelos colaboradores;
Talentos necessários para desenvolver
as habilidades e os comportamentos exigidos.
Desenvolvimento
do C.H.A.
Conhecimento: o que as pessoas
precisam saber;
Habilidades: o que as pessoas
precisam saber fazer;
Atitudes: maneiras de se portar das
pessoas.
Habilidades
desejadas para obtenção de resultados:
Raciocínio estratégico;
Técnicas de negociação;
Eficácia e objetividade;
Delegação de poderes;
Análise e síntese.
Habilidades
desejadas para interação pessoal:
Convencimento;
Empatia e audiência;
Atuação em grupo / equipe;
Desenvolvimento humano;
Motivação da equipe.
Habilidades
desejadas para o processo de qualidade:
Visão holística;
Abordagem analítica;
Estabelecimento de padrões;
Foco detalhado;
Aumento de produtividade (fazer mais
com menos).
Cultura
organizacional
Além das habilidades citadas, os gestores consideram a
devida importância dos aspectos relacionados à identificação e compreensão da
cultura organizacional, entre outros aspectos dos ambientes interno e externo
da organização. O comportamento humano nas organizações é baseado na capacidade
de se entender como a organização é e de adaptar-se ao modo de ser. Ao
departamento de Recursos Humanos, entre outras funções, cabe preparar seus
colaboradores para compreender qual o comportamento esperado, apresentando
conceitos como missão, visão e valores que deverão ser respeitados e seguidos. A
pesquisa de clima organizacional pode medir o entendimento entre colaboradores
e empresa.