quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Resumo da aula de Psicologia Organizacional (Secretariado Executivo)

Turma: Secretariado Executivo – 4º Semestre
Disciplina: Psicologia Organizacional e Relações com R.H.

Tema: Aspectos da personalidade humana e sua adaptação nas organizações


Personalidade
É a expressão de um indivíduo através do seu modo constante e peculiar de perceber, pensar e agir. A definição inclui: habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, o modo de comportar-se e, inclusive, os aspectos físicos do indivíduo. Engloba, também o modo como todos esses aspectos se integram, se organizam,  conferindo multiplicidades e singularidades ao indivíduo.

Inteligência
Capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender.
Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito sob um âmbito maior, na psicologia o estudo da inteligência entende que este conceito não compreende a criatividade, o caráter ou a sabedoria. Estes são aspectos da personalidade, conforme a definição que se tome.


Qualidades da inteligência
Gardner afirma que não somos todos iguais, nem temos todos o mesmo potencial em cada tipo de inteligência. Fatores genéticos, ambientais e culturais participam da “qualidade” da nossa inteligência.  Alguém pode ter todo potencial (do ponto de vista genético), mas se não tiver oportunidade de aprendizagem, motivação e bons educadores (mestres), e não irá desenvolvê-lo.

Inteligência emocional
A inteligência intrapessoal de Gardner, somada à capacidade de se relacionar, é o que se tem chamado de inteligência emocional. Pesquisas apontam para um cérebro pensante e um cérebro emocional.

Aptidões emocionais
A comunicação humana tem por essência os domínios da aptidão emocional, que são domínios interdependentes, mas que derivam das capacidades interpessoal e intrapessoal.  A somatória desses processos dirige nossas ações.  Os 05 domínios das aptidões emocionais são:
Autoconsciência;
Controle das emoções;
Automotivação;
Empatia;
         Capacidade para lidar com a emoção do outro.

Percepção
Intrapessoal: conteúdos internos;
Interpessoal: mundo externo e nossa percepção desse meio ambiente.

Interação
A qualidade e a produtividade no trabalho também depende, em certo modo, dessa interação entre o interpessoal e o intrapessoal, que resulta no desenvolvimento da inteligência emocional do indivíduo. A inteligência emocional também se caracteriza pela habilidade interpessoal para lidar com as emoções do outro.

Motivação
Uso do nosso sistema emocional como estimulador de nossos propósitos na vida pessoal ou profissional.  Todos nós reconhecemos e experimentamos situações onde as perturbações emocionais influenciaram nossos processos mentais. Elevado grau de ansiedade, mau humor, euforia, tristeza, melancolia, desviam nossa concentração, percepção, atenção, memória e “lógica racional”, para nossas próprias ruminações (preocupações crônicas) de pensamentos, boicotando, dessa forma, todas as nossas iniciativas de concentração e produtividade.

Controle emocional
Essa autorregulação emocional nos dá a capacidade de nos mantermos ativamente concentrados, trabalhando na direção no nosso objetivo principal, seja ele organizar um arquivo, redecorar uma sala, solucionar um problema de informática, elaborar um relatório, organizar um evento esportivo, montar uma empresa, atingir excelência no desempenho profissional. A motivação não vem de fora, vem de dentro, portanto não espere que os outros o motivem.

Relacionamentos interpessoais
Tendo desenvolvido autoconsciência, controle emocional, automotivação e empatia, estamos aptos para conhecer e impulsionar os sentimentos de outra pessoa, e ter sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais.

Treinamentos comportamentais
Os comportamentos dependem de uma decisão pessoal em aprimorar-se, bem como de um sistema de feedback. As posturas básicas em um comportamento não precisam ser ensinadas a ninguém:
Ser caloroso;
Ser frio e distante;
Ser colaborador;
Ser impositivo;
Ser neutro.




Treinamento & Desenvolvimento
A identificação do potencial dos colaboradores envolvidos é primordial para a elaboração do planejamento do T&D. Deve-se verificar:
Conhecimentos, habilidades e comportamentos exigidos nas empresas e nos cargos;
Conhecimentos, habilidades e comportamentos possuídos pelos colaboradores;
Talentos necessários para desenvolver as habilidades e os comportamentos exigidos.

Desenvolvimento do C.H.A.
Conhecimento: o que as pessoas precisam saber;
Habilidades: o que as pessoas precisam saber fazer;
Atitudes: maneiras de se portar das pessoas.
 
Habilidades desejadas para obtenção de resultados:
Raciocínio estratégico;
Técnicas de negociação;
Eficácia e objetividade;
Delegação de poderes;
Análise e síntese.

Habilidades desejadas para interação pessoal:
Convencimento;
Empatia e audiência;
Atuação em grupo / equipe;
Desenvolvimento humano;
Motivação da equipe.

Habilidades desejadas para o processo de qualidade:
Visão holística;
Abordagem analítica;
Estabelecimento de padrões;
Foco detalhado;
Aumento de produtividade (fazer mais com menos).

Cultura organizacional
Além das habilidades citadas, os gestores consideram a devida importância dos aspectos relacionados à identificação e compreensão da cultura organizacional, entre outros aspectos dos ambientes interno e externo da organização. O comportamento humano nas organizações é baseado na capacidade de se entender como a organização é e de adaptar-se ao modo de ser. Ao departamento de Recursos Humanos, entre outras funções, cabe preparar seus colaboradores para compreender qual o comportamento esperado, apresentando conceitos como missão, visão e valores que deverão ser respeitados e seguidos. A pesquisa de clima organizacional pode medir o entendimento entre colaboradores e empresa.  



BONS ESTUDOS E ATÉ A PRÓXIMA AULA!!! 


Fonte:
Chiavenato, 1995
Boog, 1980


Convite: Sábado - 14/09 - 11h. Entrada Livre!!!

Amigos,

Neste sábado, 14, das 11h às 13h30, acontece a segunda edição do projeto "Entrevista Aberta". O convidado é um cara sensacional: o escritor e publicitário João Anzanello Carrascoza.

O João tá sendo bem festejado e acabou de publicar o primeiro romance, "Aos 7 e aos 40" (Cosac Naify). Ele já tem uma obra de contista extensa e de altíssima qualidade, quase sempre indo fundo na infância e revendo e recriando as figuras que marcaram sua vida. Tem toda uma sutileza, junto de um lirismo forte, consciente de que a vida é um sopro muito rápido.

O João também é um estudioso dedicado da criação publicitária, do texto de propaganda, especificamente, com livros muito lidos a respeito.

Em resumo, é uma boa oportunidade de conhecer e dialogar com um cara tão bacana. Eu fui dia desses até Cravinhos, onde ele nasceu, para conhecer sua origem (tem texto aqui http://jornalirismo.com.br/jornalismo/14/1835-de-anzanellos-e-carrascozas).

O encontro deste sábado começa às 11h, na tradicional FNAC Pinheiros, SP. Pertinho do Metrô Faria Lima. Gostaria muito de contar com a presença de vocês. Anexa vai a imagem de divulgação do encontro, caso queiram compartilhar com os amigos.

Até sábado.

Beijos e abraços em todos,
Gui

****Encaminhado pelo diretor do Portal www.jornalirismo.com.br, Guilherme Azevedo***********