CURSO: Marketing,
Publicidade e Propaganda
TEMA DA AULA: Trade
Marketing / Marketing de Relacionamento
DATA: Maio (II bimestre / 2014)
Profª Talita Godoy
DEFINIÇÃO DE TRADE MARKETING
Filosofia de trabalho voltada aos
canais de vendas tendo por objetivo solidificar as relações entre o varejista
e seus fabricantes, agregando valor à marca e atendendo ao cliente com
excelência.
É bom lembrar: o cliente é a
razão de ser da empresa. Sem clientes não há empresa.
O marketing tem três objetivos
básicos: atrair clientes, atendê-los da melhor forma possível e fidelizá-los.
TRADE: comércio, negócio =
varejistas
Segundo Desdorbes (1996), o
conceito de Trade Marketing surgiu na Europa, no final dos anos 1980. Pode ser
definido como tendo o propósito de identificar, planejar e gerenciar as ações
de uma empresa mais efetivamente de modo a obter vantagem competitiva
duradoura.
A fidelização e o aumento de
eficiência dos canais de venda de produtos industriais são responsabilidade
principal do Trade Marketing.
O papel do Trade Marketing (TM) é conquistar o consumidor final no
ponto de venda, garantindo que a empresa produtora consiga não apenas expor os
seus produtos, mas também fazer com que as estratégias de marketing adotadas se
mantenham atrativas, despertando o interesse de compra.
MARKETING DE RELACIONAMENTO
A partir da década de 1990
inicia-se a fase atual d marketing de relacionamento. Segundo Palmer (2006), na
premissa de que estabelecer um relacionamento com o consumidor pode ser
dividido em duas partes: a atração do consumidor e a construção de um
relacionamento em que os objetivos econômicos possam ser alcançados, uma
empresa que se preocupa em fazer promessas pode conseguir atrair consumidores;
mas se elas não puderem ser cumpridas, o relacionamento não poderá ser mantido,
porque o consumidor foi lesado em dois dos pontos mais relevantes para a sua
decisão de compra: confiança e comprometimento.
CONFIANÇA E COMPROMETIMENTO
Confiança e comprometimento são
fatores primordiais para que uma empresa conquiste sucesso em seu marketing de
relacionamento.
A compra não termina quando o
cliente sai da loja. Muito pelo contrário. É a partir desse momento que ele cria
uma imagem mais concreta da marca, isso porque realmente experimenta o produto
e/ou serviço. E, como já vimos, esse momento desperta um sentimento que pode
ser de satisfação ou frustração.
PDV
É no PDV que os consumidores
tomam 74% das decisões de compra.
É onde ocorrem as ofertas, verificam-se os
preços, as marcas, as ações promocionais e as diversas maneiras de exibição.É nesse sentido que os
fabricantes e seus pontos de venda precisam estabelecer canais abertos para
negociar seus produtos dentro da loja.
MARKETING TRADICIONAL FOCO NAS TRANSAÇÕES:
MARKETING DE RELACIONAMENTO:
“O marketing de relacionamento se
refere ao conjunto de atividades da empresa que visam fazer o consumidor
repetir a compra. Essa política tornou-se muito difundida e cobre uma gama
variada de atividades realizadas pelas empresas para encorajar, no consumidor,
a repetição de compra. (PALMER, 2006).
Acima de tudo, Trade Marketing é
uma filosofia da empresa, a qual entende que o foco no consumidor final deve
ser ampliado para a ação diante desse consumidor no ponto de venda, local da
arena competitiva.
O contato do consumidor final com
o produto ocorre no ponto de venda. O fabricante será para o consumidor o que o
varejista permitir. Se o consumidor não vê o produto
no ponto de venda, na prática, é como se esse produto não estivesse sendo
vendido.
Para Alvarez (2008), o conceito
de Trade Marketing surge para orientar e apoiar as atividades de marketing e
vendas, trabalhando em conjunto para identificar e suprir as necessidades do
cliente varejista e do consumidor final.
O desafio do Trade Marketing é ponderar condições suficientes
para que os produtos passem pelo varejo e pelo distribuidor (intermediários) de
forma lucrativa e rápida suficiente para que atinjam o consumidor.
“Trade Marketing pode ser entendido como o planejamento e controle das
ações de venda e de mercado e dos benefícios oferecidos ao consumidor final
(marketing), por meio da verificação das relações de vendas estabelecidas com
os varejistas (trade)” (KOTLER, 1993).
O trade marketing tem uma visão
privilegiada de observador de estratégias e de posicionamento de produtos uma
vez que tem a mesma visão do consumidor. As orientações de trade marketing
abrangem:
- informações sobre o comportamento do consumidor
- avaliação sobre a concorrência e suas estratégias
- avaliação sobre a linha de produtos
- orientação sobre novos produtos e alocação de mix de produtos por cliente.
PRINCIPAIS OBJETIVOS DO TM
Promover
a atratividade do produto no PDV;
Ocupação
do espaço físico no PDV;
Garantir
a visibilidade da estratégia de marketing da empresa;
Apoiar
e orientar os novos lançamentos de marketing;
Apoiar
e orientar a força de vendas, desenvolvendo o potencial dos clientes;
Desenvolver
o relacionamento de longo prazo com os clientes;
Estabelecer
objetivos de presença, giro e rentabilidade por cliente e por canal;
Acompanhar
e controlar os custos de servir os clientes e canais.
FASES DA IMPLEMENTAÇÃO DO TRADE MARKETING
1.
Vendas
2.
Marketing
3.
Cliente
4.
Resultado financeiro
(ALVAREZ, 2008, P. 82, 83)
1. VENDAS
Foco
está no apoio a vendas (atender às demandas dos clientes e às do próprio setor
de vendas da empresa). A
contribuição é limitada e as ações estão concentradas no curto prazo. Concentra-se
principalmente em ações de merchandising no PDV e em ações de valorização ao
cliente. Não
tem orçamento próprio.
2. MARKETING
O
foco está no apoio à atividade de marketing, mais especificamente à gerência de
produtos, que busca reposicionamento ou ganho de presença na área de vendas por
meio de ações promocionais. Apoia
as ações de comunicação de mídia tradicional e de ações de PDV para que os
novos produtos sejam conhecidos mais rapidamente. A
contribuição é limitada e as ações são concentradas no curto e no longo prazo.
Trata-se de uma complementação das atividades e dos custos de divulgação de
marketing. Em geral, justifica-se em empresas com ampla e variada linha de
produtos. Busca
informações sobre os concorrentes no PDV. Seu
orçamento deriva de marketing e vendas.
3. CLIENTE
O
foco está na melhoria da performance dos produtos no PDV. Interage
com marketing e vendas, apoiando as duas atividades e organizando com o cliente
atividades de PDV que tragam benefícios mútuos. Tem uma postura proativa: cria e desenvolve
ações que possam ser propostas aos clientes e que orientem tanto vendas como
marketing. Analisa
as condições de mercado e a performance
do PDV, estabelecendo objetivos de desenvolvimento. Avalia
o giro dos produtos, discute e sugere margens de preços de venda ao público. Apoia
e orienta a implementação do gerenciamento de categorias. Busca
a otimização do orçamento de TM.
4. RESULTADO FINANCEIRO
O
foco passa a ser a melhoria do resultado financeiro do negócio, do ponto de
vista da empresa e do cliente. Busca
otimização de todos os processos de exposição dos produtos e das motivações de
compra. Controla
o custo de servir e a rentabilidade obtida pelos clientes. Orienta
o posicionamento e a margem dos produtos estabelecidos pelo marketing e, ao
mesmo tempo, os ganhos nos clientes e nos canais.
TRADE MARKETING E PROMOÇÃO DE VENDAS
Segundo alguns autores a
diferença é que as ações de marketing são planejadas e as ações de merchandising
e promoção de vendas são isoladas.
Trade Marketing visa estruturar o
relacionamento do fabricante com seus distribuidores a longo prazo e o
merchandising em estruturar uma venda a curto prazo.
Nesse caso, o trade marketing é
convocado para negociar o ponto de venda e quais ações promocionais
predominarão para atender às necessidades dos clientes.
SUPRIMENTOS
O trade marketing orienta as
atividades da cadeia de suprimentos e nas ações promocionais no ponto de venda.
Essa integração é importantíssima porque
controle do estoque é fator primordial para atender à demanda do mercado
oferecendo ao cliente, a hora e a tempo, o produto que ele necessita.
Prazo de entrega portanto, não
somente encanta como fideliza o cliente e estabelece uma relação de confiança,
maior ativo de qualquer empresa neste mundo globalizado e tão cheio de
concorrentes.
APLICAÇÃO DO TRADE MARKETING
Podemos assegurar que a aplicação
do conceito de Trade Marketing é responsável pela tradução do plano estratégico
das empresas no que diz respeito a garantias de distribuição e atendimento das
necessidades dos departamentos comerciais e clientes.
COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE TM
- Capacidade de interagir em grupo, motivar equipes;
- Saber lidar com níveis hierárquicos;
- Ser proativo, detalhista;
- Deve dominar questões de marketing e vendas de sua organização, bem gestão de varejo;
- Deve focar resultados e ter capacidade de negociação
- É necessário dominar técnicas de planejamento e programação de atividades.
POR HOJE É SÓ.
BONS ESTUDOS E ATÉ A PRÓXIMA!!!
Obs: A postagem anterior se refere a primeira e a segunda parte do conteúdo do II bimestre.
Fonte:
JUNQUEIRA, Caio; DORNELAS, José. Melhore o Marketing da sua Empresa. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
SANTOS, Fabio Ricardo Brandão dos. Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Editora Sol, 2011.
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Este é um testemunho que eu direi a cada um que ouça. Eu tenho casado quatro anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve que levar meu amante longe de mim e meu marido me deixou e as crianças e nós sofremos por dois anos até que eu encontrei um post onde este homem Dr.Wealthy ter ajudado alguém e eu decidi dar-lhe uma tentativa de me ajudar a trazer o meu amante de volta para casa e acreditar em mim eu só enviar minha foto para ele e do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro dirigiu para o casa e eis que era meu marido e ele veio para mim e para as crianças e é por isso que eu estou feliz em fazer com que cada um de vocês pareça conhecer este homem e ter seu amante de volta para o seu eu. Seu email: wealthylovespell@gmail.com .OU VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR ELE SOBRE O WHATSAPP USANDO ESTE NÚMERO DE CELULAR +2348164728160.
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