Disciplina: Trade Marketing - Promoção de vendas e merchandising
Turmas: 5º Semestre - Publicidade e Propaganda
Tema: Merchandising - definição e modalidades
Data: Agosto/2014
Introdução
Merchandising é uma palavra em inglês, sendo um conceito da área do marketing que indica uma técnica de planejamento
e promoção de um produto, no ponto de venda (PDV) e a tempo
adequados.
Em inglês, a palavra merchandise significa
mercadoria (substantivo) ou também pode ser um verbo que indica o ato de fazer
negócio, ou seja, comprar e vender alguma coisa.
Como em várias áreas da publicidade, a criatividade é um elemento essencial no merchandising.
O merchandising tem como objetivo a promoção de algum
produto, expondo-o para os potenciais consumidores. As empresas podem oferecer
brindes como canetas, camisetas com o seu logo, para sensibilizar o consumidor,
atrair a atenção e criar uma representação mental positiva que se traduz na
compra do produto ou serviço.
As técnicas de marketing usadas pretendem fazer a melhor
exposição possível do produto certo, no tempo certo, com o preço adequado.
Tipos de
merchandising
Alguns autores indicam que o merchandising pode ser dividido em dois grandes
grupos: merchandising dentro e fora do ponto de venda.
Além disso, algumas pessoas também referem o merchandising eletrônico, que utiliza recursos
eletrônicos e da nova tecnologia para divulgar um determinado produto.
Merchandising visual
O merchandising visual consiste na técnica de usar
fenômenos visuais para chamar a atenção para uma determinada mercadoria.
Empresas responsáveis pela publicidade e marketing de um
determinado produto fazem um grande esforço para melhorar o merchandising no
ponto de venda. Isso porque muitas pessoas só decidem o que vão comprar no
local de venda, como um supermercado, por exemplo. Nestes casos, merchandising pode ser a decoração (uso de
cartazes), ou até mesmo a oferta de amostras do produto em questão.
Merchandising
editorial
O merchandising editorial é a exibição de produtos em
filmes, seriados ou outros programas de televisão, estratégia que também pode
ser conhecida como product placement.
Costuma ser feito de forma sutil, quase de uma maneira subliminar, para que o
espectador fique familiarizado com o produto de uma maneira menos brusca.
Fonte:
Adaptado de <http://www.significados.com.br/merchandising>
***********************
Nenhum comentário:
Postar um comentário