CURSO: Secretariado Executivo (Matutino)
Disciplina: Gestão Secretarial
Tema: Práticas na profissão do secretariado executivo
Data: 19/03/2014
Profª Talita Godoy
PARTE IV
INVESTINDO NA PROFISSÃO
Secretarium, do latim: “aquele que guarda segredos.
Seguindo a definição do termo, cabe à secretária ser discreta ao lidar
com assuntos referentes à empresa e ao lado particular dos executivos. Esta é a
principal atitude de uma secretária executiva. Comentários indevidos podem
arruinar a sua carreira.
Técnicas de redação também devem ser uma prática constante no trabalho
da assessora executiva. Normalmente os executivos não tem tempo para revisar os
textos, mas a própria secretária deve criar o hábito de reler, ou mesmo pedir a
alguém que o faça. Um texto mal escrito compromete mais do que a imagem da
secretária, afeta a imagem da empresa.
Cursos de línguas estrangeiras e conhecimentos tecnológicos agregam o
seu valor como profissional.
OUTRAS ATRIBUIÇÕES:
·
Transmitir as ordens da chefia aos seus subordinados;
·
Comunicar-se por meio de cartas, telefonemas e
e-mails com outras empresas;
·
Resolver problemas com alguma empresa
descontente com a prestação de algum serviço ou com atrasos na remessa de algum
serviço ou mercadoria;
·
Convencer outra empresa da necessidade de
entregar algum material antes do prazo marcado;
·
Cobrar relatórios, estatísticas ou boletins do
pessoal da própria empresa (usando energia na medida certa para obtê-los); e
ser gentil com todos;
·
Lidar com as pessoas sem ferir-lhes as suscetibilidades.
LEMBRE-SE SEMPRE:
Para desincumbir-se de todas essas tarefas, é preciso não se esquecer
de que a cordialidade é fator importantíssimo. Tratar todos com sorriso e
simpatia, sem formar grupos fechados, que excluam este ou aquele, deve ser
atitude ideal da boa secretária.
SUGESTÃO:
Pratique as citações acima na
sala de aula, como bom exercício para a sua profissão!
ALERTAS:
·
Dar a si própria benefícios que não se permitem
a outros empregados não será boa política;
·
A secretária deve ser exemplo a seguir: nunca
deve utilizar a hora do expediente para assuntos pessoais, gastar seu tempo com
conversas do tipo “colocar o papo em dia” ou com fofocas com amigas ao
telefone, compras, idas ao cabeleireiro etc;
·
Estar presente na hora determinada em contrato e
jamais deixar de fazer suas tarefas;
·
Pode a secretária prolongar o horário do almoço
para cuidar de assuntos pessoais? Nem pensar! Caso necessite de realizar
tarefas na hora do expediente deve conversar antecipadamente com o
superior para que ele possa também se
organizar na ausência da secretária.
Estar consciente dos seus
deveres:
Conhecer os objetivos profissionais do chefe e o que ele espera de sua
assistente é de real importância para uma secretária consciente dos seus
deveres. Ao ingressar numa empresa, vale a pena a secretária analisar a
descrição do seu cargo, isto é, o que se espera dela. Estar atenta sempre e não
fugir das responsabilidades devem ser suas diretrizes. Os modernos equipamentos
devem ser motivo de satisfação e não de receio. A pressa é inimiga da
perfeição; portanto, ao digitar, ao arquivar, ao calcular, ao escrever, é
preciso manter a calma; assim, os resultados serão melhores.
Revisar as tarefas é sempre necessário para que a qualidade do trabalho seja satisfatória. Jamais
entregue quaisquer documentos sem ter feito uma verificação detalhada.
NÍVEIS DE SECRETARIADO
Nos anúncios de emprego, são diversos os níveis de secretárias para os
cargos disponíveis. Embora haja grande diferença entre secretária Junior e
secretária executiva, não podemos precisar o limite que distingue uma
secretária em seus vários níveis.
Quando uma secretária tem pouca experiência, é natural que ela receba
ordens. Seus conhecimentos ainda são limitados e sua criatividade encontra-se
bloqueada por faltar-lhe conhecimento das tarefas. Já a secretária executiva
trabalha diretamente com um só chefe, tomando iniciativas na execução do
trabalho. Desse modo, seu superior poderá dedicar mais tempo a assuntos mais
importantes.
Tanto umas quanto outras devem se esforçar para aprender a
terminologia usada em seu trabalho, consultando frequentemente o dicionário
quando houver alguma dúvida sobre um vocabulário novo. É interessante, também,
para adquirir domínio da nomenclatura, a leitura de correspondências. Conhecer
o vocabulário técnico utilizado dentro da organização proporcionará maior
eficiência à execução das tarefas.
DOCUMENTO EMPRESARIAL BEM
ESCRITO
A importância de se manter um bom vocabulário se nota na fala e na
escrita de uma secretária. Pouco a pouco ele vai se desenvolvendo e a
secretária passa, então, a incorporar novas palavras ao seu dia a dia.
No texto, além do uso do vocabulário técnico, em sinal de conhecimento
e domínio da sua área, é necessário, também, demonstrar clareza nas suas
ideias, que devem antes ser organizadas. Se possível, faça antes um roteiro do
que deve ser escrito, por parágrafos, distribuindo as ideias de forma
sequencial, clara e lógica. Releia para verificar se a ordem segue esta lógica
e se tudo está de acordo com o seu objetivo. A prática aprimora o texto.
Quem lê mais aumenta suas chances de escrever melhor. Escreva, releia,
reescreva, mude o que for necessário até estar segura de que o texto está com
clareza, objetividade e dentro do tema proposto. Considere que ele deve ter
introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, começo, meio e fim, ainda que
em parágrafos curtos.
REVENDO O TEXTO – O QUE
OBSERVAR:
CLAREZA: Ao escrever um
texto, pense no leitor. O conteúdo será facilmente compreendido por ele? Releia
o que você escreveu como se fosse o destinatário.
OBJETIVIDADE: Procure
expressar suas ideias sem rodeios. O texto objetivo traz informações precisas
por meio de uma clara ordenação das frases. Por isso é necessária uma releitura
que verifique os conectivos.
PRECISÃO: Todo texto bem
estruturado deve atender a esse requisito. O que importa é fornecer todas as
informações necessárias sem comentários supérfluos. Estes, muitas vezes,
acrescentam à correspondência dados sem interesse para o leitor. Finalmente
lembre-se de que a garantia da precisão é a adequação do vocabulário ao assunto
tratado no documento empresarial.
Acrescento ainda uma observação considerada interessante: não tenha
preguiça de escrever. Do mesmo modo como algumas correspondências acabam com
informação além do necessário, o oposto pode acontecer, ou seja, faltarem
informações complementares importantes ao leitor. Este cuidado deve ser
observado, e por isso o roteiro do texto pode ser útil na elaboração do texto.
LINGUAGEM ADEQUADA:
Assim como você se veste de acordo com as situações que se lhe
apresentam, assim também deve ser “vestido” o seu texto adequadamente:
vestuário esportivo para prática de esportes, trajes sociais para eventos
sociais e assim por diante.
Do mesmo modo, há ocasiões em que uma linguagem solta, “esportiva”, é
a mais conveniente. Por outro lado, nas reuniões da empresa, nas negociações,
nas correspondências comerciais, isto é, nos contatos mais formais, o ideal é
usar a linguagem cerimoniosa, formal, mais cuidada e mais adequada ao momento.
ALGUN RECURSOS:
1.
Faça um roteiro de trabalho – O roteiro prevê
introdução ao assunto tratado, argumentação, consiste no desenvolvimento desse
assunto e conclusão (começo, meio e fim).
2. Empregue
frases curtas – Permitem melhor compreensão das ideias.
3. Construa
frases simples, claras e lógicas – As frases devem representar, sem ambiguidade
(duplo sentido), o que se quer dizer.
4. Use
ordem direta – As frase devem começa pelo sujeito.
5. Use
a voz ativa – Na voz ativa, o “sujeito” pratica a ação. Exemplo: “vendi o
carro” (voz ativa), em vez de “o carro foi vendido por mim” (voz passiva).
6. Não
use palavras desnecessárias – Evite o excesso de adjetivos: “O relatório mensal
é importante, atual, rígido”.
7. Empregue
termos conhecidos – Prefira expressões muito empregadas, mas que não sejam
vulgares. Exemplo: “boa pessoa” em vez de “pessoa legal”. Contudo não diga
“conspícuo amigo”, e sim “distinto amigo”.
8. Leia
o texto em voz alta para melhorá-lo – A leitura em voz alta permite a percepção
de “erros” ou de frases mal colocadas, ou construídas. Pode-se evitar o
encontro de sílabas que causem sons desagradáveis, por exemplo, como “boca
dela”, “por cada”.
9.
Faça a redação final – A “redação final” permite
que “passemos a limpo”o projeto inicial.
PARA REFLETIR
Aprender a escrever é aprender a pensar.
(Othon M.
Garcia)
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