Resumo da Aula – 2º Marketing
(Noturno - I Bimestre/2013)
Marketing:
“Processo
social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e
desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”
(Kotler, 1998).
Gestor de Marketing:
O
profissional de marketing não cria a necessidade. Ela já existe antes dele;
O
profissional de marketing, junto com outras forças sociais, despertam e
influenciam os desejos;
Os especialistas em marketing podem promover a ideia de que
um Mercedes poderia satisfazer a necessidade de alguém por status social.
Entretanto, não criam a necessidade por status social.
Administração de Marketing:
“Processo
de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de
ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e
organizacionais” (American Marketing Association);
Envolve
análise, planejamento, implementação e controle; envolve bens, serviços e
ideias; se fundamenta na noção de troca; sua meta é produzir satisfação para as
partes envolvidas.
Profissional de
Marketing:
Gerente
de vendas;
Vendedores;
Gerentes
de propaganda e promoção;
Pesquisadores
de marketing;
Gerentes
de serviços ao consumidor;
Gerentes
de produtos e marcas;
Gerentes
de mercado e de setores;
Vice-presidente
de marketing;
Conceitos centrais:
Necessidades;
Desejos
e demandas;
Produtos
(bens, serviços e ideias);
Valor;
Custo
e satisfação;
Troca
e transações;
Relacionamentos
e redes;
Mercados;
Empresas
e consumidores em potencial.
Marketing
parte das necessidades e dos desejos
humanos;
As
necessidades básicas são, por exemplo, água, alimento, ar, vestuário, abrigo;
As
necessidades vão além do básico: serviços de lazer, recreação, educação;
Demonstram
suas preferências por marcas específicas de bens e serviços.
Necessidades e
desejos:
Necessidades:
estado de privação de alguma satisfação básica;
As
necessidades básicas surgem biologicamente, não sendo criadas pela sociedade,
são inerentes à condição humana;
Desejos:
carências por satisfações específicas para atender às necessidades;
As
necessidades são poucas, os desejos são muitos.
Demandas:
desejos por produtos específicos;
Desejos
se tornam demandas quando apoiados por poder de compra.
As empresas devem mensurar não apenas quantas pessoas
desejam o seu produto, mas quantas realmente estão dispostas e habilitadas a
comprá-lo.
Produto:
Produto
é algo que pode ser oferecido para satisfazer uma necessidade ou desejo. Também
pode ser oferta ou solução (serviço ou ideia);
A
importância dos bens físicos não está tanto em possuí-los, mas na obtenção dos
serviços que proporcionam;
Os
produtos físicos são veículos que nos prestam serviços.
Valor:
Valor:
estimativa de cada produto satisfazer a seu conjunto de necessidades.
“Satisfação
das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade
e uso” (DeRose).
Aquisição:
Troca:
ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida.
Duas
partes concordam sobre as condições de troca que as deixarão em situação
melhor.
Para
efetuar trocas bem sucedidas, o especialista de
marketing analisa o que cada parte espera dar e receber em cada transação.
Marketing
consiste de ações adotadas para obter-se as respostas desejadas de um
público-alvo.
Mercado:
O
conceito de troca leva ao conceito de mercado:
“Um
mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma
necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca
que satisfaça essa necessidade ou desejo” (Kotler, 1998);
Especialistas
do marketing veem os vendedores como constituindo a indústria e os
consumidores, o mercado.
Marketing de Relacionamento:
Prática
da construção das relações satisfatórias a longo prazo com partes-chave:
consumidores, fornecedores, distribuidores.
O
objetivo é reter sua preferência e negócios a longo prazo, por meio da entrega
de produtos e serviços com alta qualidade e preços justos, por exemplo.
Resulta
em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes.
Como
resultado final, têm-se uma rede de marketing, formada por stakeholders
(consumidores, funcionários, fornecedores, distribuidores, varejistas e
outros).
Trabalho do
Marketing:
A
administração de marketing tem a tarefa de influenciar o nível, o momento e a
composição da demanda de maneira a ajudar a organização a atingir seus
objetivos;
A
administração de marketing é, essencialmente, a administração da demanda por
meio de pesquisa, planejamento, implementação e controle.
Definimos
administração de marketing como o esforço consciente para atingir os resultados
de mudança desejados em relação ao público-alvo.
Que filosofia deve orientar os esforços
de marketing? É o que veremos nas próximas aulas!!!
BONS ESTUDOS!!!
Talita Godoy
Setembro/2013
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